Já estamos na 2ª metade de 2017 o que, por outras palavras, quer dizer que já faltou mais … para a chegada de Star Wars Battlefront II.
Estando a gerar enormes expectativas, Battlefront II já tem data marcada para a sua Beta mas as novidades não se ficam por aqui.
Este último semestre de 2017 começa a ganhar forma e promete ser bem mais quente que o primeiro do ano. Grandes jogos preparam-se para chegar ao mercado por alturas do Natal, e Battlefront II é, sem sombra de dúvidas, um dos mais mediáticos e um dos mais aguardados.
Creio ser escusado fazer apresentações ao jogo, uma vez que o Universo Star Wars é um Universo “universal“. Resta no entanto mencionar que este é o segundo jogo da série, pois Star Wars: Battlefront (que o Pplware experimento aqui) foi lançado em 2015, com bastante sucesso.
Efectivamente, o Battlefront original foi um estrondoso sucesso de “bilheteira” quando foi lançado, não fugindo no entanto, a algumas criticas apontadas ao facto de ser maioritariamente vocacionado para o online.
Realmente, esse foi um dos pontos menos do jogo original. E por várias razões. Em primeiro lugar e como é óbvio, o facto de ser um jogo quase estritamente online obriga quem o compra a ter de possuir também uma uma subscrição de serviço online da sua consola. Em segundo lugar, acredito que o Universo Star Wars é demasiado rico para se reduzir a simples combates multiplayer e, tal como iremos ver em Battlefront II, há trata-se de um Universo extremamente rico que permite facilmente a criação de enredos ricos e excitantes para um possível modo Campanha.
Tendo sido estas as principais criticas apontadas a Battlefront, seria de esperar uma resposta à altura da DICE e com a apresentação de Battlefront II e todo o conteúdo que tem vindo a ser partilhado, podemos ter a suspeitar de que, pelo menos o esforço por as ultrapassar, está a ser feito.
Singleplayer
E eis a chegada a Battlefront II do prometido Modo singleplayer. Ou pelo menos de um Modo Campanha digno desse nome (seja do lado certo ou errado da Força).
A história começa com a destruição da Estrela da Morte em Endor, pelos pilotos da Rebelião. Acompanhamos a Squad Inferno, uma das equipas de Forças Especiais do Império estacionada em Endor. A Squad Inferno é então apanhada no feroz combate em órbita do planeta, e com a destruição da Estrela da Morte, consegue escapar numa aventura pela Galáxia onde continuará a sua luta com o objetivo de esmagar os focos rebeldes ainda existentes e de tentar restabelecer a ordem imperial.
O jogador personifica Iden Versio, a comandante da Squad Inferno que lidera um grupo de soldados altamente treinados e especializados. A Squad Inferno é uma daquelas unidades chamadas para os conflitos mais quentes e dificeis e capazes de levar a cabo missões de extrema exigência e importância para os desígnios Imperiais.
Dando um pouco mais de contexto à história, Idem Versio é filha do Admiral Garrick Vesio, um elemento importante dos Serviços de Segurança do Império, e cujo lema era “o uso da força é crucial para a manutenção da paz e da ordem no Império” e que levava esse lema até à própria relação com a sua filha. Isto, como é de esperar, levou a que Idem se juntasse ao Império e cedo se tornasse numa operacional extremamente dura e dotada.
Idem é uma extraordinária piloto de Tie Fighter mas isso é apenas a ponta do icebergue uma vez que se veio a confirmar como uma fantástica combatente do Império, fruto de uma aprendizagem em Coruscant com os melhores mentores do Império. Como curiosidade, Idem foi uma das pilotos que perseguiu Luke Skywalker aquando da destruição da Estrela da Morte em Endor.
Tendo como base o Stardestroyer Corvus, o jogador vai levando a Squad Inferno a completar variadas missões através da Galáxia ao longo do Modo Campanha.
Multiplayer
Battlefront II , como não poderia deixar de ser, apresenta uma brutal e poderosíssima componente multiplayer.
Apresentando os principais personagens do Universo Star Wars (entre as quais podemos encontrar Kylo Ren, Rey, Darth Maul ou Yoda), o jogador pode ainda entrar em combates massivos de 40 jogadores para cada lado, vestindo a pele de uma das quatro as classes à sua disposição (Assault, Heavy, Officer ou Specialist). O novo modo Galactic Assault, um pouco à semelhança do Modo de Operações Battlefield 1 permite uma maior profundidade aos combates multiplayer, através de uma mecânica de combates multi-cenário.
E como será que cada uma dessas classe poderá ajudar a equipa:
- Assault – membro da equipa mais preparado para o combate de curto/médio alcance. É a ponta da espada que abre caminho para as forças mais poderosas que se seguem, como Heavy ou Officer
- Heavy – quando é necessária uma poderosa barragem de fogo de supressão, quem chamamos? Sim, os Heavy Fighter. Tratam-se e soldados que usam a força bruta como principal meio de combate, com recurso a armamento pesado, o que os torna também menos ágeis. Têm ainda um sistema de armadura mais resistente que os Assault Fighters. Tem duas habilidades principais:
- Combat Shield – escudo poderoso que protege o jogador enquanto lhe permite usar a arma principal em simultâneo
- Sentry – faz deploy de um heavy repeating blaster que lhe permite ataques causadores de danos massivos, à custa de diminuição de movimento
- Officer – Estas unidades são a cola que une e fortalece todas as restantes. Apresentam habilidades que implementam novas soluções táticas em combate, como por exemplo, o deploy de Blaster Turrets no campo de batalha.
- Specialist – São os, tal como o nome indica, especialistas que têm habilidades únicas e que podem fazer a diferença de um momento para o outro, como por exemplo o deploy de armadilhas para os inimigos, ou sistemas de vigilância que permitem visualizar a posição das tropas inimigas.
À disposição do jogador estarão ainda variados veículos utilizados durante os diversos filmes. Podemos encontrar AT-RT Walkers, Vulture Droids, N-1 Starfighters, MTTs, V-Wings, … entre outros.
Uma das inclusões mais entusiasmantes das batalhas online de Battlefront II será a inclusão de grandiosas batalhas espaciais, recuperando assim toda a beleza e grandiosidade dos combates dos primeiros filmes.
Battle Points
Entretanto foi anunciado que Battlefront II incluirá um novo sistema de pontos em combate, os Battle Points. Sempre que o jogador conseguir contribuir com sucesso para o sucesso da equipa nos modos como Galactic Assault o jogador ganhará Battle Points. Esse contributo pode ser um simples aniquilar de um inimigo, a captura de uma base, …
Esses Battle Points podem ser usados para, por exemplo, solicitar reforços ou fazer respawn como um dos heróis do Universo Star Wars. Ou seja, de um momento para o outro, com o recurso aos Battle Points adquiridos, o jogador pode inverter o rumo de um combate.
BETA
Entretanto foi revelada a data aproximada para a Beta de Star Wars Battlefront II. Pelo que a DICE revelou, a Beta começará a 6 de Outubro. Quem fizer a pré-reserva do jogo, poderá começar a jogar a partir de 4 de Outubro, ou seja dois dias antes, e descobrir se afinal o lado Negro da Força é assim tão negro…
17 de Novembro será o dia a marcar no calendário, pois… será o dia em que Star Wars Battlefront II será lançado para Xbox One, Playstation 4 e PC.