Um dos ícones e fundadores do mundo dos videojogos faleceu no passado dia 6 de Dezembro.
Ralph Baer, um dos principais impulsionadores da Indústria dos Videojogos (que hoje conhecemos) faleceu com 92 anos em Manchestes, New Hampshire.
Considerado por muitos como o “pai dos videojogos”, o engenheiro americano Ralph H. Baer (de origem alemã), foi o inventor do jogo Genius (Simon) e da bem antiga consola de videojogos Odyssey, aquela que pode ser considerada a primeira consola doméstica dedicada a jogos.
Baer, de ascendência judia, emigrou da Alemanha para os Estados Unidos onde chegou a trabalhar como consultor militar na área da Defesa. Na década de 70s, como funcionário na empresa Sanders Associates criou a Odissey, a primeira consola de jogos, a qual foi baptizada de “Brown Box”.
O potencial e valor era tal que essa consola pioneira foi rapidamente adquirida e licenciada pela Magnavox, que a comercializou a partir de 1972 com o nome de Odyssey, com enormes volumes de vendas (mais de 300.000 unidades vendidas).
A Brown Box esteve em exposição recentemente em inúmeros museus e locais de culto do Universo da tecnologia e videojogos pelo planeta fora, como por exemplo o Smithsonian Museum, tal como podem ver aqui.
Entre outros jogos/inventos de interesse, foi ainda atribuído a Baer aquele que se pode considerar o primeiro periférico para jogos, a Light Gun que servia para shooters primordiais. Podem ver aqui, a lista de invenções de Ralph Baer. Baer foi ainda responsável por inúmeras patentes relacionadas com videojogos e tecnologia no geral, conforme podem ver aqui.
Como legado Baer deixa ainda um livro para todos os entusiásticos dos videojogos (e da sua história), Videogames: In the Beginning.
Em 2006, Ralph H. Baer recebeu das mãos do então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a Medalha Nacional de Tecnologia. Em 2008, foi homenageado com um prémio na conferência Game Developers, relacionado com o cariz pioneiro de Baer. Em 2010, Baer foi nomeado para o Hall da Fame do National Inventors, entidade que reúne os principais inventores americanos.
Ralph Baer, deixou-nos no passado dia 6 de Dezembro e deixo-vos com uma das suas frases icónicas:
“Para mim, ter ideias novas e transformá-las em produtos reais foi sempre tão natural quanto respirar!”