Pplware

EXCLUSIVO PPLWARE: PlayStation Vita – Hands On

As primeiras impressões do futuro dos jogos portáteis!

A Sony, como todos sabem, é um dos grandes players no mundo das consolas. Desde a PlayStation original que este nome está ligado ao mais alto nível dos videojogos, contando as suas consolas sempre com os melhores títulos das melhores produtoras de jogos. Em 2005 a Sony pegou no sucesso que era a Playstation, e passou-a literalmente para as mãos dos jogadores. Nasceu a PSP (PlayStation Portable), que fez igualmente sucesso entre os fãs das consolas da Sony.

Como já tínhamos noticiado (ver aqui), a Sony está a trabalhar numa reformulação da sua consola portátil, e prepara-se para lançar no início do próximo ano, mais propriamente em Fevereiro de 2012, a PlayStation Vita! Trata-se de uma descendente da PSP, e tem como objectivo relançar no mercado o gaming portátil, com uma qualidade nunca antes vista em consolas portáteis.

O PPLWARE foi convidado a testar em primeira mão esta nova consola da Sony. Aceitámos o desafio, fomos testar a primeira PlayStation Vita em solo Português, e apresentamos aos nossos leitores as primeiras impressões do que será o futuro dos jogos portáteis.

As primeiras impressões ao olhar e pegar pela primeira vez na PS Vita são bastante boas. O design, já conhecido há algum tempo, é bastante bom, é um equipamento bonito e agradável, tanto à vista como ao toque. O próprio peso do equipamento é bom, relativamente leve em relação ao que inicialmente se espera, conferindo um bom conforto na utilização. Embora existam semelhanças claras com as versões anteriores de consolas portáteis da Sony, semelhanças essas que são perfeitamente esperadas, visto ser uma “descendente” da PSP, notam-se também diferenças!

Uma dessas diferenças, talvez das mais notórias, não só visualmente, é a presença de um segundo stick analógico do lado direito. Este era um pedido há muito feito pela comunidade fã da PlayStation portátil, que finalmente foi acedido, e que vem aproximar muito a experiência de jogo da PS Vita com a experiência obtida ao jogar numa PlayStation 3.

 

Outra diferença encontra-se no ecrã. A PS Vita traz um ecrã ligeiramente maior, de 5”, com tecnologia OLED e sensível ao toque. É fantástica a qualidade e imagem transmitida por este ecrã, fantástica mesmo! Aliás, é uma das características mais impressionantes, a qualidade gráfica e qualidade de ecrã que a PS Vita apresenta, mas já lá vamos. Sendo sensível ao toque, o ecrã permite uma interacção com a consola completamente diferente, permitindo ao jogador escolher a forma como quer jogar, se com as teclas físicas e sticks analógicos, ou tocando no ecrã.

A experiência de toque nesta consola não se fica por aqui. Como já se sabia, a PS Vita possui na sua parte posterior um painel táctil, que irá também elevar a experiência de jogo a outro nível. Irão existir jogos que recorrerão a este painel táctil traseiro para a execução de algumas tarefas, como é o caso de Uncharted, um dos jogos testados, em que se utiliza o painel para subir cordas, deslizando alternadamente os dedos no painel. No futuro outros jogos conseguirão cada vez mais tirar partido desta característica, como será o caso de Litle Deviants, em que a experiência como o painel será mais alargada.

Além do já referido, a PSP possui sensores de movimento (giroscópio), que darão a possibilidade de jogar apenas movimentando a consola (por exemplo, num jogo de carros fazer as curvas apenas rodando a consola), está equipada com câmara frontal e traseira, que vão reforçar a aposta na realidade aumentada, e ainda opção 3G, para que os jogadores possam estar permanentemente ligados à internet.

Espera-se ainda com bastante entusiasmo uma funcionalidade anunciada pela Sony, que irá permitir aos possuidores de uma PS3 e uma PS Vita começar um jogo no conforto do sofá com a PS3, e continuar esse mesmo jogo, exactamente no local em que estava, na PS Vita, levando literalmente o jogo consigo, para onde quer que vá.

Tivemos, nesta primeira experiência com a PS Vita, a oportunidade de experimentar 3 jogos que fazem parte dos primeiros lançamentos para esta consola. São eles:

Começámos com o Uncharted: O Abismo Dourado, e penso que não podia ter começado melhor. A qualidade gráfica da PS Vita é impressionante, e o Uncharted é um óptimo jogo para verificar isso mesmo. Sejam paisagens, pormenores do ambiente que rodeia o personagem, detalhes do próprio personagem, tudo tem um detalhe magnífico, como nunca visto numa consola portátil.

Nota-se imediatamente a diferença de ter um segundo stick analógico mal se começa a jogar. A presença dos dois analógicos confere uma jogabilidade muito melhor neste tipo de jogos, muito próxima do que se tem numa PlayStation 3. Foi ainda possível usar o ecrã táctil para ultrapassar algumas zonas do jogo, tal como a escalada de paredes, em que se tocava na próxima pedra para avançar para ela, ou definia-se com um único deslizar no ecrã todo o caminho a percorrer para escalar tora a parede. Por último, também o painel táctil traseiro pôde ser testado neste jogo, numa situação em que era necessário subir uma corda. Esta acção é conseguida deslizando alternadamente os dedos de cada mão no painel traseiro, de cima para baixo.

No Virtua Tennis 4 mais uma vez salta à vista a qualidade gráfica da consola, não me canso de repetir, é fantástica mesmo. Como podem ver no vídeo acima, existe a possibilidade de jogar da forma tradicional, com as teclas físicas e o stick analógico, ou com o ecrã táctil (situação que requer algum treino).

Por último testámos o Resistance. Quanto à qualidade gráfica, nada foi diferente das outras duas experiências: mais uma vez fenomenal.

No entanto foi neste jogo que se notou realmente a enorme diferença que é ter dois sticks analógicos, e não apenas um. Se já nos outros jogos era uma clara vantagem a presença do segundo analógico, no Resistance então isso nota-se muito, mas muito mais.

A jogabilidade, como já referi (e num jogo deste género nota-se mais ainda), aproxima-se bastante na jogabilidade numa consola “de sala”, como a PS 3. O único problema que pode haver é mesmo conseguir parar de jogar.

Galeria Fotográfica

anterior próxima

E está apresentada a mais recente posta da Sony no mercado dos videojogos portáteis, a PlayStation Vita. A experiência com ela foi fantástica, as novidades que traz face ao que já existia são muito boas, claramente positivas, a qualidade gráfica, mais uma vez, é impressionante, muito boa mesmo, tendo em conta que se trata de uma consola portátil. A certa altura é como se tivéssemos nas mãos uma PS3 e uma televisão de alta definição.

Existem ainda pormenores a acabar por parte da Sony. A interface da consola é uma delas, que embora ainda não fosse a final, será muito provavelmente próxima do que vimos. Não foi possível fotografar o filmar esta interface, mas garanto que está bastante rápida, com uma fluidez muito boa. O único ponto menos positivo foi no tempo de arranque da PS Vita, mas visto que o software não está ainda na sua versão final, será certamente melhorado este pormenor.

A PlayStation Vita chega com ao mercado com o objectivo de revolucionar o mercado das consolas portáteis. É mesmo considerada pela Sony como a maior evolução desde o lançamento da primeira PlayStation, que virá revolucionar tudo o que existe no gaming portátil. Contará com um enorme Lineup de títulos logo no seu lançamento, previsto para 22 de Fevereiro de 2012, bem como bastante conteúdo descarregável na PSN.

Deixo, em nome do PPLWARE.COM, os nossos enormes agradecimentos à Sony pelo convite.

 

O que acha desta PlayStation Vita? Irá conseguir revolucionar o mercado das consolas portáteis, e elevar o gaming portátil a outro nível?

 

Artigos Relacionados:

 


Homepage: PlayStation Vita

Exit mobile version