O Mundo Académico não tem de ser obrigatoriamente um Universo de Trabalho e Estudo. Seja como for é um Mundo bastante competitivo e não só ao nível das notas obtidas.
A E-University League é o maior exemplo disso mesmo e já se encontra a decorrer, levando estudantes das mais variadas universidades do País a competirem entre si, através de videojogos.
Desde 2013, quando iniciou, a EUL tem vindo a duplicar todos os anos a sua abrangência, alcance e variedade geográfica, não só ao nível do número crescente de universidades aderentes mas também ao nível de equipas e jogadores. É hoje uma marca amplamente reconhecida não só no seio da esfera universitária mas também por entre toda a comunidade gaming nacional, sendo reconhecida como jogadores e espectadores como uma organização de qualidade e única em Portugal.
A competição deste ano já se encontra em estado avançado, pois as adesões ao evento encontram-se divididas em duas fases. A Winter Season que começou em Novembro passado e já terminou e a Spring Season que se encontra agora a começar.
De momento, e ainda com inscrições abertas, encontra-se em curso a segunda fase de qualificação Spring Season, que qualificará as restantes quatro equipas que se vão juntar às faculdades FEUP, ULHT, FCT e ISEL, na grande final a realizar-se no ISMAI nos dias 11 e 12 de Julho de 2015. Este acontecimento final e único em Portugal, conta com entrada gratuita a espectadores de todas as idades. A competição coloca em disputa mais de 5.000€ em prémios, viagens com tudo pago para assistir à LCS 2015 (final da liga profissional de League of Legends), merchandise oficial do jogo League of Legends e tablets gaming NVIDIA Shield. Tudo realizado num ambiente de grande produção audiovisual, emissão online, muito convívio e diversão, elementos que marcaram o sucesso na edição do ano passado.
A inscrição de cada faculdade é feita através da respetiva associação de estudantes, sendo a mesma responsável pelo contacto inicial via email com os serviços da EUL.
Este ano a EUL introduziu como novidade uma competição paralela em Hearthstone, colocando frente a frente na final, representantes individuais de todas as faculdades apuradas.
Informação sobre qualificação e fases
A edição de 2015 desdobra-se em três andamentos distintos: Winter Season (liga de inverno já disputada em Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015), Spring Season (qualificadores) e Grande Final. A liga de inverno disputa-se em formato de liga clássica onde ao longo de um conjunto de jornadas semanais, todas as equipas jogam contra todas e acumulam pontos. No fim, são apuradas as 4 equipas melhor colocadas. Esses vencedores ocuparão as quatro primeiras seeds e partindo em posição de vantagem.
Os restantes quatro lugares são disputados em sistema de double elimination não só entre as equipas não apuradas durante a liga de inverno, como também por novos participantes entretanto inscritos. As finais que apuram as equipas representantes das faculdades deverão assumir contornos de eventos presenciais, organizados pelas associações de estudantes das mesmas. No sentido de incentivar o alargamento da população ativa ao longo da competição, as seeds 5 e 6 serão atribuídas às faculdades que demonstrem a adesão de alunos mais significativa.
Prémios para a Final de 2015:
1º Lugar
- 1000€ Prize Money
- 1000€ Material Steelseries
- Fim de Semana na LCS com viagem e alojamento pago
- Hoodies exclusivos League of Legends
- 10860 Riot Points + Triumphant Ryze por Jogador
- Troféu League of Legends
- Troféu e-University League
2º Lugar:
- 750€ Prize Money
- 500€ Material Steelseries
- Hoodies exclusivos League of Legends
- 8230 Riot Points por Jogador
3º Lugar:
- 250€ Prize Money
- 300€ Material Steelseries
- Hoodies exclusivos League of Legends
- 5400 Riot Points por Jogador
4º Lugar:
- 300€ Material Steelseries
- 2700 Riot Points por Jogador
No entanto, para além dos prémios a distribuir pelos quatro melhores classificados da grande final, foram criados alguns outros incentivos adicionais:
- Sorteio de pack composto por artigos fornecidos pelos nossos patrocinadores Clickfiel, Steelseries e NVIDIA, que poderá ser atribuído a qualquer jogador figurante em qualquer das equipas a disputar a final.
- Para a associação de estudante que conseguir organizar o melhor evento de qualificação offline, existe ainda um prémio de 100€.
- Por fim, é ainda distribuído um bónus de Riot Points aos quatro melhores classificados nos eventos de qualificação offline que contarem com mais de 8 equipas.