Pplware

DOOM – multiplayer revelado

Quase a completar 25 anos de existência, DOOM é uma das referências maiores no mundo dos videojogos, tendo definido os fundamentos para o modelo de muitos jogos que hoje conhecemos.

Estando a sua mais recente versão a pouco mais de um mês de distância e com a Beta lançada recentemente, o Pplware partilha com vocês, em primeira mão, algumas das características que poderão ser encontradas no modo multiplayer.

Em 10 de Dezembro de 1993, era lançada a primeira edição de DOOM. Depois da sua chegada, tudo mudou no que aos jogos diz respeito. DooM veio consolidar definitivamente o género FPS (First Person Shooter) e continua a ser a sua grande referência.

Uma das maiores inovações de DOOM terá sido o seu motor de jogo, que permitiu o desenvolvimento de níveis 3D dinâmicos com texturas e vários efeitos de luz. Até então, a tentativa de recriar mundos a 3 dimensões não ia além de uma existência estática e sem qualquer sensação de profundidade ou textura. Coube também a DOOM a introdução de um modo multiplayer cativante, que trouxe a muitos de nós horas e horas de diversão.

Só por isto poderemos dizer que DOOM representou uma verdadeira viragem no mundo dos videojogos, tendo este título da iD Software servido de base para o paradigma actual, com FPS complexos, com mundos 3D de grandes dimensões que podem ser amplamente explorados, com modos multiplayer que evoluíram para ligas online com milhões de jogadores por todo o mundo.

Apesar da sua relevância, a saga DOOM não tinha uma release desde 2004. Isso está prestes a mudar!

Será lançado a 13 de Maio deste ano um novo episódio desta saga que pretende ser um reboot para a série. Até ao momento, pouco se sabe acerca desta nova versão do jogo, mas já existem algumas informações acerca do seu modo multiplayer e, garanto-vos, vai valer a pena.

DOOM oferece-nos 9 mapas multiplayer distintos mas que apresentam alguns pontos em comum: cada mapa está desenhado de forma a que a acção se desenrole a um ritmo acelerado, sendo imperativo que o jogador se mantenha em movimento se se quiser manter vivo. Todos estes mapas se encontram povoados por inúmeros perigos e por vários itens, que podem mudar o rumo da batalha de um momento para o outro.

Podem ver o vídeo de apresentação dos mapas aqui:

 

Complementarmente ao vídeo disponibilizado, aqui ficam algumas notas acerca destes mapas e uma breve descrição de todos eles:

 

Mapas:

  • Excavation: Um mapa de pequenas dimensões de um centro mineiro da UAC.
  • Infernal: Um mapa do Inferno de tamanho médio com elementos interiores e exteriores e repleto de plataformas, abismos e portais.
  • Chasm: Um mapa gigantesco que nos leva a enorme profundidade por debaixo das calotes polares de Marte, óptimo para um jogo de Freeze Tag.
  • Disposal: Um mapa pequeno que representa uma estação de tratamento de resíduos da UAC e que se encontra coberto por substâncias radioactivas.
  • Helix: Instalações onde são feitas experiências com demónios e se desenvolve armamento avançado. Perfeito para uma batalha de Clan Arena.
  • Perdition: Um mapa inquietante que se encontra povoado por gritos e gemidos agonizantes das almas perdidas de todos aqueles que pereceram e sofreram neste purgatório.
  • Sacrilegious: Fazendo parte de uma porção do Inferno, este mapa oferece linhas de tiro desimpedidas. Convém que os jogadores se mantenham constantemente em movimento ou não desfrutarão deste mapa durante muito tempo.
  • Heatwave: Um complexo industrial da UAC com paredes limpas e reluzentes, mas que rapidamente ficarão repletas de sangue.
  • Beneath: Um ambiente cavernoso e simétrico.

 

Relativamente aos modos de jogo, a iD Software presenteia-nos com 6 modos diferentes, 2 deles já nossos conhecidos. O vídeo de apresentação dos diversos modos de jogo pode ser visto aqui:

Soul Harvest: Semelhante ao modo Team Deathmatch, mas – em vez de acumularem pontos – os jogadores precisam de recolher as almas dos seus adversários mortos. Cada alma permanecerá disponível apenas por um tempo limitado. A particularidade deste modo de jogo é que qualquer jogador pode recolher uma alma. Se recolher a alma de um seu companheiro de equipa, evitará que o adversário o faça e ganhe pontos. Mas não é tudo: assim que o primeiro jogador morre, deixa para trás – para além da sua alma – uma demon rune cujo power-up ficará disponível por tempo ilimitado. Cada jogador morto por um demónio deixará disponíveis duas almas e se um jogador conseguir matar um demónio poderá recolher as cinco almas que este deixará para trás. Ganha a equipa que conseguir chegar mais depressa a um resultado pré- definido ou a que tiver mais pontos quando o tempo limite for atingido.

Freeze Tag: Neste modo de jogo, em vez de matarmos os nossos adversários, congelamos-los (literalmente). Poderemos, no entanto, descongelar os nossos companheiros se permanecermos perto deles por um determinado período de tempo. Uma particularidade é que os jogadores que se encontrem congelados dentro de blocos de gelo irão deslizar pelo cenário se forem empurrados ou atingidos a tiro. Isto abre a possibilidade de destruirmos um nosso companheiro que se encontre congelado (arremessando-o para um poço de lava ou para cima de matéria radioactiva), para que o mesmo faça respawn noutro ponto do cenário. Ganha quem primeiro conseguir congelar a equipa adversária ou, caso isso não aconteça no tempo limite, ganha a equipa com mais elementos activos em jogo.

Warpath: Semelhante ao modo King of the Hill, este modo de jogo apresenta-nos uma zona móvel que temos de capturar. Essa zona desloca-se pelo terreno de jogo por um caminho pré-definido, ao mesmo tempo que uma demon rune se desloca pelo mesmo caminho, mas em sentido oposto. Este acaba por ser um modo de jogo em que a vitória depende da estratégia adoptada. Será preferível proteger a zona capturada ou percorrer o mapa em busca dos poderes da demon rune? E como fazemos quando a zona de captura se posicionar por cima de um abismo ou de um poço de lava? Os pontos são acumulados de cada vez que uma equipa controlar a zona de captura e vence a equipa que primeiro atingir um limite de pontos pré-definido ou a equipa com maior número de pontos quando o tempo limite for atingido.

Domination: Este modo de jogo apresenta-nos até 3 zonas de captura espalhadas pelo mapa, sendo que o objectivo é tomar o seu controlo pelo máximo tempo possível. Os jogadores farão spawn em diferentes locais do mapa e poderão controlar esses pontos de captura eliminando os adversários que lá se encontrem. Para apimentar um pouco as coisas, aparecerá – durante o jogo – uma demon rune que estará acessível a todos os jogadores. A vitória sorrirá à equipa que chegue em primeiro lugar a um determinado número de pontos ou à equipa que tenha mais pontos quando o tempo limite for atingido.

Team Deathmatch: Este é um dos dois modos de jogo clássicos presentes nesta release de DOOM, que coloca frente-a-frente duas equipas adversárias. Os jogadores poderão escolher as suas armas e personalizar o seu marine. Poderão também transformar-se em demónio caso consigam apanhar a demon rune. Ganhará a equipa que atinja primeiro um número de pontos pré-definido ou a equipa com mais pontos no fim do tempo limite.

Clan Arena: Mais um modo clássico. Este é um jogo de eliminação onde não será possível recuperar a energia ou o equipamento e onde não haverá lugar a respawn. Não existem demónios, sendo um modo de jogo puramente de jogador contra jogador. Ganha a equipa que conseguir eliminar na totalidade todos os seus adversários ou, caso isso não aconteça, a equipa que tenha mais jogadores activos quando o tempo limite for atingido.

 

Depois de tudo isto, é difícil não ficar na expectativa para ver o que vai ser este “novo” DOOM.

DOOM tem data de lançamento marcado para 13 de Maio para PC, Playstation 4 e Xbox One e contamos apresentar-vos, em primeira mão, a nossa opinião sobre um jogo que tem tudo para ser fabuloso.

DOOM

Exit mobile version