Detroit: Become Human é um dos jogos mais aguardados do primeiro semestre de 2018. Com data de lançamento marcada para 25 de maio, este jogo tem já uma longa história tendo o seu desenvolvimento sido iniciado há já bastante tempo. Aquele que é o primeiro jogo da Quantic Dream para a Playstation 4 é, sem dúvida, uma forte aposta da empresa em mais um título assente numa narrativa forte e absorvente.
Após algumas horas a jogar a demo do jogo chegámos à conclusão que estamos perante um jogo que tem tudo para ser um dos melhores de 2018. Vamos tentar perceber porquê.
Detroit: Become Human é um jogo que tem tudo para se tornar especial. Começando no seu visual gráfico e indo até à mecânica do jogo passando pelo enredo, este jogo consegue prender-nos de tal maneira que somos levados a repetir vezes e vezes sem conta só para termos o prazer de conseguir ver todos os finais possíveis. Neste jogo existem 3 personagens jogáveis, Connor, Kara e Markus (podem ler mais sobre cada um destes personagens aqui, cada um deles com um papel diferente nesta trama. Na demo temos a oportunidade de encarnar Connor quando este se encontra numa missão de alto risco envolvendo um andróide que sequestrou uma criança. Connor tem que fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar um fim trágico e isso inclui sacrificar-se se for caso disso.
Uma das coisas que nos saltou à vista no decorrer desta pequena missão foi o facto de qualquer decisão tomada por Connor ter mesmo um efeito significativo no desenrolar da história podendo significar a vida ou a morte dos personagens ou NPC’s. E se existem muitos jogos nos quais se tenta fazer depender o desenrolar da ação das nossas decisões, creio que nunca como aqui esse efeito foi tão visível e tão real.
São vários os finais existentes e são mais ainda os caminhos que teremos que percorrer para chegar a cada um deles e a qualquer momento, durante o jogo, temos a possibilidade de visualmente termos uma ideia dos caminhos que estamos a percorrer. No caso da demo, esse grafismo aparece apenas no final da missão, mas esse facto, por si só, leva-nos a querer jogar uma e outra vez apenas para vermos de que forma conseguimos realizar cada um dos desenlaces possíveis. E isto torna este jogo viciante.
Este jogo tem uma versão inteiramente dobrada em Português, com os vários personagens a serem dobrados por vozes bem conhecidas do público nacional: Diogo Morgado, Victória Guerra e José Mata – podem ler um pouco mais sobre isto aqui.
Se o produto final for alguma coisa parecida com a versão de demonstração estaremos, sem dúvida, na presença de um dos jogos candidatos a jogo do ano e nós aqui no Pplware estamos ansiosos por lhe deitar as mãos!
Detroit: Become Human estará disponível em exclusivo para a Playstation 4 a 25 de maio.
E vocês, o que esperam deste jogo? O que acharam da demo do jogo? Deixem-nos os vossos comentários!
Entretanto, gostaríamos de partilhar convosco um trailer que a Quantic Dream lançou recentemente mostrando um pouco dos bastidores do desenvolvimento de Detroit: Become Human: