Psicólogo explica o sucesso deste jogo!
O Farmville foi um dos primeiros grandes vícios em ‘massa’. Toda a gente jogava farmville, as pessoas tinham a sua quintinha no Facebook, no smartphone, no tablet e muitas até tiveram problemas no trabalho porque jogavam quando não deviam.
Bem, depois do farmville muitos outros jogos vieram, mas parece que agora o vício tem outro nome, um nome muito mais doce, que se chama Candy Crush Saga.
O objectivo é combinarem-se doces numa grelha para se passarem mais de 100 níveis… e este tem sido o jogo mais jogado nos últimos tempos… um psicólogo explica este fenómeno.
O jogo do Candy Crush Saga está disponível para Android, iPhone, Facebook e plataforma Web.
Trata-se de um jogo género jewels em que o jogador terá uma grelha repleta de deliciosos doces como chupa-chupas, gomas, rebuçados, etc.
O jogador terá que combinar os diversos doces para ganhar pontos e passar os mais de 100 níveis disponíveis.
Mas porque tanta gente joga o Candy Crush Saga?
Pois bem, este género de jogos tende a ser muito viciante, e existe uma razão lógica/científica para este facto.
Actualmente o jogo é jogado mais de 600 milhões de vezes ao dia no Facebook, por mais de 50 milhões de utilizadores do Facebook.
No Android, por exemplo, foram já feitos mais de 1 956 177 downloads.
O jogo surgiu no clip do artista coreano Psy, na música ‘Gentleman’, e desde aí que têm disparado os downloads.
No entanto parece have uma explicação para que milhares de pessoas fiquem agarradas a este género de jogos.
Segundo Tom Stafford, professor de psicologia e ciências cognitivas da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, este vício pelo Candy Crush está relacionado com um fenômeno psicológico designado efeito Zeigarnik.
O psicólogo russo Bluma Zeigarnik defendia a ideia de que os empregados tinham uma fantástica memória para recordarem os pedidos dos clientes. Mas depois que entregam os pedidos, esquecem daquilo que lhes foi pedido (uma vez que já não é mais preciso).
Stafford indicou à BBC que “Zeigarnik deu nome a todos os problemas em que uma tarefa incompleta fica fixada na memória. E Candy Crush gera uma tarefa incompleta”
Desta forma, cada nível é uma destas tarefas que o jogador tem a necessidade de resolver – o mesmo acontece quando nos perguntam algo e recorremos à wikipédia para responder rapidamente àquela questão.
Mas o Candy Crush dá 5 vidas ao jogador por cada nível e, se estas acabam, o jogador deverá aguardar 30 minutos para voltar a jogar.
Segundo Jude Gomila, consultora de videojogos da Heyzap. “A lógica dos 30 minutos reforça a psicologia de que tem que jogar todos os dias”
Candy Crush Saga foi um jogo lançado em Novembro de 2012, e produz já mais de US$ 600 mil (cerca de 500 €) por dia.
A empresa responsável por este sucesso é a King e o jogo conta com duas personagens muito divertidas, a Tiffi e o Sr. Toffee que vão ajudar o jogador neste aventura épica por um mundo cheio de doces.
Pode jogar sozinho, ou jogar com os seus amigos, mas a diversão é garantida e são já milhares os que se renderam.
Características do Candy Crush Saga:
- Excelentes gráficos
- Fácil e divertido de de jogar
- Mais de 100 níveis
- Tabela de liderança
- Ites para desbloquear assim que completar alguns níveis
- Boosters e amuletos para facilitar a passagem de alguns níveis
Em baixo ficam os links de download caso esteja interessado neste doce vício!
Joga Candy Crush Saga? Sente que está a ficar agarrado? O que pensa deste jogo?