Sim, é verdade. A 2 dias da data de lançamento oficial (30 de Novembro), e com a bela e tranquila paisagem da Baixa de Lisboa e do Rio Tejo ao anoitecer, a Nintendo deu o pontapé de saída, a nível nacional para a sua mais recente coqueluche, a Wii U.
Foi no sempre agradável Bar Le Chat, em plena Rua das Janelas Verdes (em frente ao Museu Nacional de Arte Antiga) que decorreu o evento e o Pplware não podia faltar.
É caso para dizer que a Wii U foi a “Rainha da Noite” e Lisboa viu-se pintada com as cores da Nintendo.
O Le Chat, por uma noite, remodelou-se à imagem da Nintendo criando assim um ambiente muito arejado, simples, castiço e familiar, em simultâneo. Aos poucos a noite foi-se compondo pelos mais de 50 jornalistas dos mais variados meios de Comunicação Social que fizeram questão de estar presentes.
Pelo interior do bar (cá fora estavam perto de 10º) encontravam-se algumas consolas Wii U (pretas e brancas) dispersas, as quais foram os principais pontos de atracção nos momentos iniciais. Com jogos como Call of Duty: Black Ops II, FIFA 13, New Super Mario Bros U ou Nintendo Land prontos a serem testados em primeira mão a azáfama foi grande para meter as mãos na massa e poder jogar, quer com o novo GamePad da consola, quer com os novos controladores acessórios (semelhantes aos da Xbox 360) disponíveis para usar.
Fica a primeira impressão de que realmente estamos perante uma máquina capaz de dar muito à Industria dos Videojogos e, especialmente, aos jogadores.
Jogar Call of Duty: Black Ops II é, passe a comparação, quase idêntico a jogá-lo numa das restantes consolas. FIFA 13 além de manter toda a sua emotividade e competitividade ainda consegue trazer uma mais-valia que é a de podermos interagir com os menus de jogo e tácticas sem termos de fazer Pause, por exemplo. Nintendo Land, promete horas e horas de volta (literalmente) do Gamepad e New Super Mario Bros U consegue levar o conceito de jogo de equipa a outros níveis.
Até dá para soprar para o orificio do microfone para interagir com os jogos … (à semelhança do que já se faz com os Androids e iOs).
Aliás, deixem-me que vos diga que a experiência de jogar, por exemplo, FIFA 13 ou Black Ops II na Wii U não se fica rigorosamente nada atrás da experiência de jogar esses mesmos titulos noutras plataformas. Aliás, graças às potencialidades e novas interacções possiveis pelo segundo display da consola (no Gamepad) essa mesma experiência é, inclusive, alargada e mais rica.
Tal diversidade de jogos permite logo, numa primeira análise, identificar o carácter multifacetado que a Wii U apresenta. Aliás, essa será uma das suas cartas mais fortes para se impor no mercado, sem dúvida, que é a de tanto poder ser uma consola mais familiar, como mais séria, como mais infantil ou mais social.
Resta saber qual o mercado que a Wii U vai encontrar, com tantos cortes e austeridade. Enfim … o Natal está a chegar e por breves momentos podemos encostar a austeridade de lado, certo?
No entanto não conseguimos evitar em questionar qual ou quais as expectativas da Nintendo face a esta consola, principalmente tendo em conta o(s) próximo(s) ano(s) que se avizinham. A questão, como é óbvio, preocupa os responsáveis da marca mas por outro lado entendem que há espaço de manobra para que a consola obtenha bons resultados. Aliás, foi-nos confidenciado que, efectivamente, o zum-zum na Comunicação Social (e não só) e a curiosidade em torno da Wii U está num nivel bastante grande e tal só pode ser considerado como uma fonte de estusiasmo pela Nintendo.
Após esses breves momentos de contacto com a consola e com todos estes jogos, foi a vez de Jorge Vieira Public Relations Offices da Nintendo Portugal iniciar a apresentação da consola.
A apresentação, recaiu essencialmente sobre os principais pontos fortes da consola, como não poderia deixar de ser.
Após uma breve descrição da Wii U, Jorge Vieira falou sobre tópicos sobre contas de Utilizador e Segurança (Controlo Parental), falou ainda sobre o facto da consola ser mais social que nunca, tanto com o WaraWara Plaza tanto com o MiiVerse e que inclusive todos os jogos que saiam para a consola serão compatíveis com o MiiVerse.
O facto de se poder jogar Wii U com ou sem televisão foi um dos pontos fortes da apresentação. O facto de podermos estar a jogar na sala ou no quarto por exemplo ao mesmo tempo que outra pessoa vê televisão pode ser a solução para muitos casais 🙂 .
Outro aspecto focado na apresentação foi o mecanismo de duplo display que permitem, por exemplo, a que os jogadores que usem o GamePad tenham uma experiência de jogo completamente diferente da dos companheiros de sessão que joguem com os comandos normais da Wii. Por exemplo, no New Super Mario Bros U, o jogador que tenha o GamePad funcionará como um auxiliar para os restantes jogadores, construindo por exemplo, tijolos que possibilitem aos outros jogadores acederem a plataformas mais elevadas.
Tempo ainda para focar alguns dos títulos mais emblemáticos que irão acompanhar a Wii U desde o Dia D … NBA 2K13, Darksiders II, Pikmin 3, Nintendo Land, New Super Mario Bros U, Assassin’s Creed III, Call of Duty: Black Ops II, Batman: Arkham City Armoured Edition, Runner 2, Epic Mickey 2: The Power of Two, Trine 2, Lego City: Undercover, FIFA 13, Aliens Colonial Marines e muitos mais…
No final e em modos de provocação perguntamos à Nintendo se os rumores que começam a andar pela Net da mobilidade da Wii U sair do conforto da nossa casa se confirmam, ao qual recebemos um sorriso comprometedor que pode bem ser entendido como algo do género “Há sempre algo novo a acontecer, portanto o que hoje é rumor poder-se-á tornar realidade amanhã … ou não!”.
Muitas outras propriedades da Wii U foram divulgadas, tais como, possibilidade de armazenamento em suportes USB, compatibilidade total com a grande maioria de jogos da Nintendo Wii, compatibilidade total com acessórios e periféricos da Nitendo Wii, Controlo de conteúdos, Chat entre Wii U, Acesso à Internet, EShop … e ficaríamos aqui muito tempo a falar de todas as novidades… e é já no próximo dia 30 de Novembro que a consola saí para as lojas.
Gostaria de agradecer, em nome de toda a equipa Pplware, à Nintendo Portugal pelo amável convite para a participação no evento de lançamento da Wii U.