A procura de produtos em segunda mão não é de agora e abrange qualquer tipo de produto ou bem. Com o passar dos anos, tornou-se num mercado forte que originou o aparecimento de várias plataformas de venda destes produtos.
Tal como não poderia deixar de ser, é um mercado que abrange também as consolas de videojogos e recentemente um estudo da Cash Converters veio elucidar qual o top 5 nessa loja. Venham descobrir connosco.
O mercado de usados é vasto e abrange praticamente qualquer produto ou bem existente. Como é óbvio, o mercado de videojogos e respetivos acessórios não é exceção e como tal, é um segmento de mercado forte e com grande procura.
Que o diga um estudo recente levado a cabo pela loja (online e física) de venda de produtos em segunda mão, Cash Converters.
Segundo os dados obtidos por esse estudo da Cash Converters, de 2021 para este ano, foi registado um aumento de 6% na venda de consolas em segunda mão. E foi também possível determinar o top 5 destes números.
Top 5 de vendas de consolas em 2ª mão (segundo a Cash Converters)
Sejam quais forem as razões que influenciem os jogadores a olharem para o mercado de consolas em segunda mão, não se pode negar que se trata de um mercado de atividade crescente de ano para ano. Trata-se de um mercado tão apelativo que muitas vezes, as próprias marcas o incentivam.
É neste contexto que a Cash Converters, loja (online e física) dedicada à venda de produtos em segunda mão, vem agora a público revelar alguns números interessantes. Segundo esse estudo da loja, é possível verificar quais as cinco consolas mais vendidas em segunda mão entre 2021 e este ano.
Bastante interessante, a lista do Top 5:
1. Nintendo Switch
Lançada em 2017, a Nintendo Switch lidera a lista das consolas mais compradas em segunda mão. Esta consola conta com dois comandos que podem ser utilizados em conjunto e permitem, entre outras coisas, a deteção da forma da mão num jogo de pedra-papel-tesoura através da sua câmara de infravermelhos. A par disto, é ainda possível sincronizar até oito consolas Nintendo Switch ou Nintendo Switch Lite e participar em jogos no modo multijogadores.
2. Playstation 4 SLIM
A PlayStation 4 Slim ocupa o segundo lugar na lista de consolas mais vendidas em segunda mão. Lançada em novembro de 2013, esta foi a primeira consola Sony a apresentar a Unidade de Processamento Acelerado (UPA) AMD x86-64, que trouxe um melhor desempenho dos jogos. Este modelo permite, através da PlayStation App, a interatividade entre vários aparelhos e serviços, ativar a Playstation 4 à distância para continuar a jogar num segundo écran através do Remote Play e ainda transmitir conteúdo que está a ser jogado ao vivo para amigos. A versão Slim, além de mais esguia, permite ainda uma maior eficiência energética.
3. Playstation 4
A PlayStation 4 é a terceira consola mais comprada em segunda mão e permite jogar alguns dos jogos mais famosos como FIFA, Minecraft ou Call of Duty The Last of Us. Esta consola trouxe algumas inovações como rodar DVDs e discos Blu-Ray, permitir a visualização de vídeos online e aceder a apps de streaming. Possui ainda o modo de jogo online com amigos ou a gravação de jogos de forma prática e partilhá-los em redes sociais como Youtube, Facebook, Twitter e Twitch.
4. Nintendo WII MOD. RVL-001
A Wii, desenvolvida e comercializada pela Nintendo, é a 4ª consola desta lista. Foi lançada em 2006 para competir com a Xbox 360 da Microsoft e a Playstation 3 da Sony. Esta consola introduziu o Wii Remote, o comando que serve como “ponteiro” portátil. O nome Wii pretende representar duas pessoas lado a lado – uma analogia à reunião entre jogadores.
5. Playstation 2 Slim
A Playstation 2 SLIM é a mais antiga e a última desta lista. Foi lançada no ano 2000 e é a sucessora do primeiro modelo da PlayStation. Devido ao sucesso de vendas desta consola, os seus jogos continuaram a ser fabricados mesmo depois do lançamento da Playstation 3 e o fabrico da Playstation 2 só cessou 13 anos após o seu lançamento, em 2012.
Entretanto, a Cash Converters revelou ainda que tem a decorrer até dia 31 de julho a campanha Verão Gamer onde estão em destaque jogos e consolas com dois anos de garantia e a menos de 40% do valor de comprar novo.