Os gamers que já andam neste mundo há algum tempo certamente que muito ouviram falar da empresa de jogos eletrónicos Atari. A marca foi uma das que teve um papel fundamental neste segmento, contribuindo significativamente para a crescente popularidade do setor.
Agora a empresa norte-americana celebra 50 anos de existência e, como tal, anunciou a Atari 50: The Anniversary Celebration. Trata-se de uma fantástica coleção com mais de 90 jogos, incluindo os seus títulos mais clássicos, alguns novos e outros conteúdos sobre a marca.
Atari faz 50 anos e lança coleção com 90 jogos
A Atari é uma popular empresa de videojogos norte-americana que foi fundada no dia 27 de junho de 1972 pelas mãos de Nolan Bushnell e Ted Dabney. O primeiro jogo foi o arcade Pong e a primeira consola designava-se Atari VCS (Video Computer System).
Mas agora, completados os seus 50 anos, a marca de jogos anunciou a Atari 50: The Anniversary Celebration, uma coleção com mais de 90 jogos que vai chegar no final deste ano de 2022 para a PlayStation 5, Xbox Series X e S, PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC, através da plataforma Steam. O preço da coleção será de 39,99 dólares.
O pacote é composto pelos clássicos títulos da Atari e também inclui entrevistas com os designers e produtores, documentos de design, ilustrações originais em alta resolução. Para além disso, traz ainda seis jogos novos que a marca desenvolveu especialmente para celebrar este aniversário, os quais acabam por ser uma mistura e reajuste dos títulos clássicos e designam-se Swordquest: AirWorld, Haunted Houses, VCTR-SCTR, Neo Breakout, Quadratank e Yars’ Revenge Reimagined.
A empresa revela um pouco daquilo que podemos esperar desta coleção no seguinte vídeo:
Esta lançamento acontece através de uma parceria com a Digital Eclipe, uma empresa especializada na produção de coleções e na atualização de jogos mais clássicos e antigos.
Com a coleção Atari 50: The Anniversary Celebration, a empresa pretende também celebrar os seus trabalhos ao mostrar o quanto os mesmos foram importantes para a história da indústria dos jogos, e de que forma também ajudaram e inspiraram os títulos mais atuais.
Em suma, pela primeira vez, os jogos de plataformas como Atari Jaguar e Atari Lynx serão jogáveis nas consolas mais modernas.