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Artificial Extinction, quando o feitiço se vira contra o feiticeiro

A questão da Inteligência Artificial e os seus perigos, quando não devidamente controlada, são o ponto de partida para o jogo Artificial Extinction.

Desenvolvido apenas por uma única pessoa, o jogo recebeu um novo trailer.


Esta é uma das temáticas mais prementes nos tempos que passam (se esquecermos o COVID-19): a Inteligência Artificial. Artificial Extinction é um jogo que vai precisamente pegar no tema e desenvolvê-lo de uma forma … diferente. Vai precisamente pegar nos perigos da Inteligência Artificial.

E recentemente a 100Hr Games revelou um novo trailer para o jogo, que se encontra em desenvolvimento por uma única pessoa: Chris Dawson.

O jogo apresenta uma jogabilidade RTS com uma lógica de Tower Defense. Ou seja, consiste em estratégia em tempo real, forçando o jogador a ter que montar um sistema de defesa para a sua “base”.

Artificial Extinction explora o assunto delicado do uso de Inteligência Artificial para controlo autónomo de armamentos e sistemas de defesa. Apesar de ser um jogo e de levar a questão para a direção de “revolta das máquinas” há aqui conteúdo para algo bastante interessante.

Até onde, a IA desses sistemas de armamento é “sensível o suficiente” para discernir entre ações necessárias e ações negativas? Como avaliar a questão dos danos colaterais? Quais os modelos de decisão usados? Quem os desenvolve?

Enfim, haveria muito por onde pegar e ir fundo nesta questão…

Mas, voltando ao jogo, em Artificial Extinction, o jogador veste a pele dum colono humano que se vê na necessidade de fugir com a sua família devido a uma insurreição dos sistemas de Inteligência Artificial, na Terra.

Um problema qualquer (quiçá inteligência a mais) levou a que os sistemas autónomos declarassem guerra aos humanos e o nosso personagem vê-se assim na obrigação de fugir e procurar santuário para a sua família num planeta recentemente encontrado e colonizado.

No entanto, nem tudo são rosas neste novo planeta…

O planeta foi, durante muito tempo, “trabalhado” e terraplanado por robôs para preparar a chegada dos colonos e a IA não vai dar tréguas também. O jogador terá de encontrar um local onde minerar combustível para a sua nave e, ao mesmo tempo, construir um sistema de defesa que lhe permite o tempo suficiente para tal.

Artificial Extinction será lançado para PC (via Steam) a 13 de Março, que por coincidência corresponde com uma 6ª Feira.

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