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Apresentação e primeiras impressões do jogo Dakar 18, desenvolvido em Portugal

O Rally Dakar é a prova de rally em todo o terreno mais exigente do mundo. Atualmente realiza-se na América do Sul, com início marcado para os primeiros dias do ano.

O Pplware esteve presente na apresentação do jogo Dakar 18 à imprensa, onde tivemos um primeiro contacto com o jogo e conhecemos mais pormenores relativamente ao projeto. Acompanhe esta etapa connosco!


A partida foi dada com a apresentação de Paulo Gomes, CEO da BIGMOON, e Pedro Bianchi Prata, piloto que trabalhou de forma muito ativa no desenvolvimento do jogo.

Durante a apresentação e conversa que tivemos com ambos, especialmente com o CEO Paulo Gomes, foi possível entender melhor todo o processo de desenvolvimento do jogo, os desafios e entraves que se foram colocando no projeto e a visão do jogo Dakar para os próximos anos.

Quem é a BIGMOON?

A BIGMOON é uma produtora de videojogos, sediada em Vila Nova de Gaia. Conta no currículo com participações em jogos como WRC 3, WRC 5 e MotoGP13. Liderada por Paulo Gomes, com uma carreira de quase trinta anos no segmento, foi a produtora escolhida para desenvolver o Dakar 18.

A equipa da BIGMOON é composta por cerca de cinquenta elementos e o Dakar 18 é o seu primeiro grande projeto independente.

Dakar 18

A oportunidade de desenvolver o Dakar 18 apareceu naturalmente à BIGMOON conforme foi realizando projetos para outros videojogos. Mesmo sendo o seu primeiro grande projeto independente, a fasquia para o Dakar 18 não baixou e a BIGMOON conseguiu apresentar um jogo com características e argumentos únicos.

Sendo um jogo focado no emblemático Rally Dakar, era importante replicar a essência e mítica da prova. Tal foi conseguido com a inclusão de um Modo de Navegação muito similar aos oficiais e reais usados pelos próprios pilotos, e uma modalidade Open World que concede uma liberdade e realismo únicos que transportam o jogador para dentro do terreno.

Open World

De modo a conseguir aplicar decentemente o conceito de navegação do Dakar, foi necessário criar um espaço onde o jogador possa ter essa sensação de liberdade de condução. A equipa da BIGMOON concebeu um mapa com um total de 18 000 km² numa compressão 1:32, no qual o jogador pode navegar e realizar as etapas baseadas nos road books oficiais e com o modo de navegação característico da prova.

No modo “Explorar”, o jogador terá à disposição toda a área das etapas que já desbloqueou, onde poderá simplesmente conduzir e navegar pelo deserto e ambientes onde decorreu a edição de 2018 do Dakar. Com o modo “Caça do Tesouro”, o jogador conta também com Easter Eggs e referências culturais da região geográfica.

Navegação

Por norma, qualquer jogo de veículos e desporto motorizado é baseado num mapa bem definido ou numa pista na qual o jogador compete. Ora, o conceito do Rally Dakar foge completamente desse paradigma, apresentando-se como um rally definido por etapas, mas etapas em que o piloto tem uma liberdade enorme de potenciais caminhos a percorrer.

Essa estratégia é definida anteriormente pela equipa e depois transposta para os road books que são utilizados no jogo. Um dos motivos para o jogo ser lançado “fora da época” da competição é a ambição da BIGMOON em usar os road books oficiais das equipas no modo “Aventura”, concedendo deste modo mais realismo à experiência do utilizador.

Ao dispor do utilizador estarão cinco aulas onde o jogador aprenderá a dinâmica do jogo, da modalidade e também dos road books, que seguem uma linguagem própria certamente desconhecida dos jogadores.

O Dakar 18 tenta ser, deste modo, um simulador da experiência única que se vive aos comandos de um veículo durante o famoso rally, destacando-se da restante oferta que existe no segmento dos videojogos de veículos e desporto motorizado.

Veículos, terreno e jogabilidade

O desenvolvimento do jogo foi, de certo modo, realizado in loco no estudo do terreno e das configurações dos carros, motas e restantes veículos que participam na competição.

O fato de o Dakar ser uma prova com cinco tipos de veículos e respetivas físicas foi um desafio para a equipa da BIGMOON mas tal foi ultrapassado. No nosso primeiro contacto com o jogo, foi visível uma adaptação bem diferente dos veículos aos inputs e instruções do jogador, algo obviamente necessário para encarar a vertente realista do jogo.

Visto que a compilação com a qual contactámos não era a mais recente nem, de todo, a versão final, é precoce fazer avaliações sobre a jogabilidade e qualidade gráfica do Dakar 18. Contudo, o jogo deixou uma impressão positiva, com bastante potencial para uma análise futura.

No contacto que o Pplware teve com a equipa, foi também possível constatar que o foco das próximas edições do jogo do Dakar estará nos pormenores da atual edição, como o controlo dos parâmetros do carro, road books definidos pelo próprio utilizador, realidade virtual e a própria jogabilidade em geral.

A BIGMOON irá, para além do Dakar 18, lançar jogos do Rally Dakar em 2019 e 2020. O desenvolvimento do primeiro volume é, certamente, o mais exigente e desafiante mas a BIGMOON pretende criar uma comunidade em torno do jogo de modo a poder continuar o desenvolvimento do Dakar por mais edições com o mesmo nível de envergadura.

Para além disso, está planeada uma edição especial com o lendário Ari Vatanen, que se prevê gratuita para quem adquirir o Dakar 18, Dakar 19 e Dakar 20 em período de pré-venda, caso a sequela consiga o sucesso comercial pretendido.

O Dakar 18 será lançado no próximo dia 11 de setembro e tem um preço estimado de 49,99€ para computador e de 59,99€ para PlayStation e Xbox, sendo que estará disponível para compra na Steam.

Dakar 18

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