Pplware

LAN Party: Aprenda a instalar um servidor de comunicações

O gaming está hoje focado na vertente online e nesse sentido é importante que todo o ambiente de jogo seja criado. Ontem apresentamos aqui o popular TeamSpeak 3, uma plataforma de comunicação para os jogadores que oferece várias funcionalidades interessantes. como por exemplo a baixa latência, suporte para dispositivos iOS e Android, comunicações seguras, etc.

Hoje ensinamos a instalar o Servidor do TeamSpeak numa máquina com Ubuntu.

O TeamSpeak é uma plataforma de comunicação de voz (cliente e servidor) que permite aos utilizadores comunicarem entre si entre outras acções.

Esta plataforma pode ser usada obviamente em outros cenários mas, as características que inclui fazem com que seja uma boa solução para o mundo gaming.

Como instalar o servidor TeamSpeak no Ubuntu?

Apesar de aparentemente ser uma tarefa complexa, a verdade é que instalar o servidor TeamSpeak num Linux é algo bastante simples. Para tal devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Obter o Servidor do TeamSpeak

Para obter a última versão do TeamSpeak 3 basta que o descarrega da página do projecto aqui.

Passo 2) Descompactar

Para descompactar o servidor basta usar o seguinte comando

tar xvzf teamspeak3-server_linux-amd64-3.0.11.4.tar.gz

Passo 3) Executar o TeamSpeak

Para executar o TeamSpeak, devem aceder à descompactada (cd teamspeak3-server_linux-amd64/) e em seguida executar o comando

./ts3server_startscript.sh start

E está feito, o servidor está neste momento a ser executado na máquina.

Para testar se tudo funciona, vamos descarregar o cliente  (brevemente vamos ensinar a configurar os clientes) na mesma máquina e indicar o endereço do servidor, um nickname e a password do servidor.

Em seguida indicamos a Privilege Key que foi fornecida quando arrancamos o servidor

Se tudo estiver correctamente configurado, o cliente deverá ligar-se ao servidor sem problemas. Casa pretendam experimentar com outras máquinas não se esqueçam de indicar o servidor IP (privado ou público) do servidor.

Nota: No caso de pretenderem aceder ao servidor do exterior (tendo este um IP público ou mapeado no router) e caso tenha o iptables activo, não se esqueçam de abrir os portos necessários:

iptables -A INPUT -p udp --dport 9987 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p udp --sport 9987 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --dport 30033 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --sport 30033 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --dport 10011 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --sport 10011 -j ACCEPT

Caso tenham alguma dúvida ou dificuldade em ter a plataforma a funciona deixem as vossas dúvidas nos comentários. Boas jogatanas””!

Exit mobile version