Muitas vezes é questionada a necessidade de ter um antivírus no PC. Por exemplo, para quem utiliza Windows, a ferramenta da Microsoft dedicada já é bastante poderosa, mas poderá não garantir o grau de proteção que muitos procuram. Se entrarmos no universo gamer, será que esta proteção extra é mesmo necessária?
A resposta pode começar a ser dada com a seguinte afirmação: o gamer é um alvo a atacar!
Os perigos escondidos atrás do PC de um gamer
O mercado dos videojogos é um dos mais poderosos no mundo da tecnologia, sendo, portanto, um alvo apetecível para cibercriminosos, incluindo outros jogadores. Ataques de Phishing, roubo de identidade, fraude financeira, violação da privacidade e roubo de passwords são alguns dos casos a que muitos gamers estão sujeitos.
Passwords fortes são meio caminho andado para garantir segurança online. Contudo, roubos de palavras-passe no mundo do gaming têm provado que os jogadores não são muito preocupados com este tema, tendo um grau de dificuldade muito baixo. Aliado a isto, existe o fator idade. Os jogadores mais jovens são muitas vezes enganados pela sua inexperiência, aliciados a aceder a fóruns da especialidade, mas que, na verdade, não passam de esquemas para ataques de phishing.
Estando num universo competitivo, há ainda o perigo de nos cruzarmos com outros jogadores que nos queiram tirar de cena, havendo assim, muitos dos ataques desencadeados por outros jogadores.
Resumindo, estes cenários e muitos outros podem levar a dispositivos vulneráveis, ataques de phishing, roubo de identidade, fraude financeira, roubos de passwords e violação da privacidade.
As principais ameaças
Como principais ameaças aos jogadores destacam-se:
- Ataques DDoS que causam perturbações e comprometem múltiplos sistemas
- Ataques de Spoofing em sites falsos criados para roubar credenciais
- Roubo financeiro através de ransomware ou scareware
- Ataques de Brute Force e Keyloggers para espiar passwords
O problema dos antivírus para os jogadores
Um antivírus pode ser demasiado intrusivo como pop-ups, utilização de recursos em segundo plano, atualizações… mas isso não pode comprometer de modo algum a experiência de jogo. Neste contexto, as empresas deverão ser capazes de desenvolver um produto com base nas necessidades reais dos jogadores.
O Norto 360 for Gamers é um dos exemplos que mostra essa preocupação. A empresa, ao lado de jogadores, adaptou o seu produto Norton 360 a esta realidade.
Neste processo, foi exigido que houvesse uma suspensão de popups e notificações, que a proteção em segundo plano usasse poucos recursos, houvesse proteção de Firewall mesmo durante o jogo, que os updates fossem pausados e adiáveis, além de que a interface deveria ser intuitiva e que houvesse um bom suporte técnico.
O que oferece o Norton 360 for Gamers
De forma geral, a solução Norton 360 for Gamers proporciona aos jogadores:
- Segurança de Dispositivo (AV): direcionado a ataques de Phishing via texto e e-mail e falhas de segurança em jogos e sites.
- VPN: ter um IP anónimo pode evitar ataques DDoS e outros ataques como DOXXing e SWATing
- DWM: monitoriza o seu email de jogo e outros dados sensíveis na DarkWeb. Se for lá encontrado, a Norton vai notificá-lo
- Backup de 50 GB: guarde os seus clips de jogo na Cloud Norton, libertando espaço na máquina.
- SafeCam: mantenha controlo da câmara para garantir que só está ligada quando quer.
- Password Manager: proteja-se do risco de utilizar passwords frequentes.
- Controlo Parental: porque há cada vez mais jogadores demasiado jovens, o controlo dos pais é essencial para as suas experiências online.
Preço e disponibilidade
O Norton 360 for Gamers é indicado para jogadores casuais e intensivos, disponibilizando várias camadas de proteção para os seus dispositivos, contas dos jogos e recursos digitais.
Está atualmente disponível por 29,99 €. Este serviço oferece proteção até três dispositivos, incluindo PC, Mac, smartphones e tablets (Android e iOS).