Pplware

Análise Tropico 3

O Outono está de volta a este hemisfério, enquanto do outro chega-nos… Trópico 3, um título que transpira verão!

Passado algures nos trópicos, novamente numa ilha paradisíaca banhada pelo Mar das Caraíbas, Tropico 3 mantém-se fiel à mecânica do primeiro título da série, acrescentando no entanto um pouco de profundidade à componente político-social. Encontramo-nos de novo no papel de um ditador (pré-definido ou personalizado) que, com uma mão firme tem como objectivo desenvolver a ilha nos diversos aspectos politico-socio-económicos, e/ou de a transformar numa estância balnear de excelência. Mas …. Será que o consegue?

Gráficos – 8.2

Os gráficos são bons, especialmente se comparados aos seus antecessores, e embora não sendo nenhuma obra-prima, conseguem com uma agradavel modelização dos elementos do jogo, transportar de uma forma suave e credível o jogador para o quente ambiente do Caribe.

Com um grafismo bastante detalhado e colorido, o jogo apresenta-nos, tanto ao nível dos edifícios, como das pessoas, como das condições atmosféricas, ou mesmo das florestas e sua vida natural, inúmeras pequenas surpresas bastante agradáveis.


Quanto ao zoom, embora nos níveis mais elevados nos delicie com uma ilha repleta de pormenores interessantes, apresenta algumas particularidades que poderiam ter sido melhor tratadas (por vezes nos níveis mais reduzidos, torna-se difícil diferenciar os edifícios uns dos outros).

Som – 7.7

A banda sonora, como não poderia deixar de ser, faz-se ao ritmo de sons latino-americano e ajudando a criar uma experiência agradavel e descontraída. A existência duma rádio local, no decorrer das missões, com um locutor altamente carismático reflecte a ideia dum ambiente relaxante, mas que simultaneamente se preocupa em nos transmitir o pulso das ruas e da nossa popularidade.

Jogabilidade – 8.0

Com um Interface simples e intuitivo, o jogo permite-nos gerir de forma prática a ilha. Toda a informação necessária para a tomada de decisões encontra-se a um mero click de distância. O conceito do jogo traduz-se na seguinte ideia: é preciso produzir, para obter lucros e com eles se poder construir, dar emprego e investir. A fórmula é simples, mas funciona.

Se adicionarmos a isto tudo um conjunto de facções existentes na ilha que precisamos de seduzir, e de duas super-potencias que precisamos de ter do nosso lado, o desafio torna-se bastante aliciante.


A construção dos edifícios é básica, e na sua maior parte, a customização é possivel. No entanto, tivémos alguns problemas em construí-los em determinadas zonas, sem motivo aparente. Na sua generalidade possuem uma função que executam de forma quase automática. No entanto, é frustante descobrir por vezes que determinado edifício não funciona correctamente, mesmo tendo todos os elementos necessários para tal. Essa, é aliás, uma falha neste titulo. Existe uma certa falta de informação mais sensível relativa a mau funcionamento de determinado edifício, ou referente aos motivos de descontentamento dos cidadãos (é complicado saber o porquê dum cidadão não gostar de nós, pois o jogo não nos transmite isso de forma clara, apenas indicando uma insatisfação).

Uma mais-valia também presente nos temas anteriores prende-se com a possibilidade de alterar a velocidade do jogo, ajudando assim a passar mais rapidamente as suas alturas mortas.

É importante referir a ausência dum tutorial à altura, que nos ajude a compreender toda a complexidade e profundidade deste título, sendo essa uma lacuna grave.

Duração – 8.4

Desde o modo Campanha, constituido por 15 missões de dificuldade crescente, passando pelo modo Sandbox altamente parametrizavel, até aos inumeros conteudos online que a comunidade oferece, há muito para descobrir em Tropico 3.

Tropico 3 pode ser encarado como um bom título de estratégia, que consegue duma forma engraçada e simultaneamente séria, levar o jogador a encarnar a personagem dum líder responsavel pelo bem-estar da sua população, e ciente do ténue equilibrio existente entre todas as facções existentes no seu seio. Fica porém, uma ligeira sensação de Deja Vu, relativamente ao título original, dada a ausência de grandes inovações na jogabilidade.

Todavia, nunca no passado ser um ditador foi tão divertido.

NOTA FINAL: 8.0 [0 – 10]

Plataforma: PC (também lançado para Xbox 360) Requisitos PC: Tropico 3 Género: Estratégia Download Demo PC: Tropico 3 Homepage: Tropico 3

Exit mobile version