O Pplware começa hoje uma nova rubrica. Teremos análises permanentes aos melhores títulos que chegam ao mercado dos jogos. Pela mão do novo colaborador Paulo Silva teremos opiniões pessoais de um gamer experimentado e sempre atento ao que melhor aparece no mundo do entretenimento tanto nas consolas, como para PC. Para abrir as hostilidades nada como começar com alta rotação.
Título:
Need for Speed: Shift
Need For Speed SHIFT é um jogo que consegue, duma forma muito realista transmitir todas as emoções duma corrida de carros. Fugindo um pouco à história por si anteriormente traçada, de corridas citadinas e de desacatos com a autoridade, a série acelera agora em circuitos dedicados ao desporto automóvel (verdadeiros ou fictícios), apresentando um modo carreira bastante completo e repleto de carros, pistas, upgrades a serem desbloqueados, além dos tradicionais restantes modos de corrida.
Gráficos – 9.3
A nivel gráfico, o jogo apresenta uma qualidade superior, com um nivel de detalhe muito bom que consegue transmitir a sensação de que o jogador se encontra realmente no interior dum bólide em plena corrida.
Carros como o potente Lotus Elise 111R, o exótico Porsche 997 GT2, ou como o elegante BMW M3 (E92), num total de mais de 70 veículos, evoluem a grandes velocidades por pistas como, Silverstone, Spa Francochamps, ou Willow Springs todas retratadas com enorme detalhe.
Som – 8.5
O som dos motores é absolutamente arrebatador e os efeitos sonoros de travagens e derrapagens extremamente bem conseguidos. A banda sonora e comentários encontram-se também em simbiose perfeita com o jogo; além disso, o jogador tem direito a ouvir-se aquando dos embates mais aparatosos.
Jogabilidade – 8.0
Os controlos encontram-se equilibradamente definidos, traduzindo-se numa jogabilidade boa e de fácil adaptação, ajudando à criação duma experiência imersiva e viciante. No entanto requer um pouco de tempo até que se consiga dominar os carros a grandes velocidades, mesmo porque cada modelo apresenta caracteristicas e comportamentos muito próprios. Impressionante a forma como este título consegue criar uma noção de velocidade como poucos outros de simulação automóvel atingiram, criando assim a cada aceleração, cada travagem, cada derrapagem e cada choque uma experiência única. No entanto, o jogo apresenta um sistema de colisões que, embora bastante elaborado, peca por não ser tão realista como seria desejável. A Inteligência Artificial dos adversários encontra-se relativamente boa, na medida em que são agressivos quanto baste na defesa das suas posições ou no assalto à nossa.
Duração – 9.0
As corridas simples, o conteúdo desbloqueável, o modo carreira, o online, tudo ingredientes para muitas horas de divertimento e adrenalina puras.
Considerando que há alguns pormenores que estão menos conseguidos, e havendo muito mais para falar sobre este título, estamos perante um jogo de qualidade muito elevada, que representa uma lufada de ar fresco nos jogos de simulação automóvel. Um jogo muito bom, que nos quase consegue fazer cheirar o asfalto.