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Análise Forza Motorsport 6 (Xbox One)

Já lá vão mais de 10 anos desde o lançamento do primeiro Forza Motorsport e a série continua a dar provas de boa saúde apesar de algumas dúvidas geradas em redor do seu futuro com o lançamento de Horizon e Horizon 2.

Ao longo das sucessivas edições que têm sido lançadas, este exclusivo das consolas Microsoft tem-se revelado como um dos mais robustos e valiosos jogos de consolas jamais feitos. Trata-se talvez da melhor série de simuladores automóveis lançado para consolas e Forza Motorsport está de volta.

Sim! Motorsport está de volta e Forza Motorsport 6 é o próximo capitulo da série.

Ao longo da última semana o Pplware tem cavalgado o asfalto virtual das pistas de Forza Motorsport com algumas das melhores bombas que o jogo tem para oferecer. Vejam de seguida a nossa experiência com Forza Motorsport 6.

Este é portanto um momento que todos os amantes de simuladores automóveis estavam à espera. Forza Motorsport 6 já se encontra nas bancas (virtuais ou físicas) e já acelera por milhares de consolas por esse Portugal fora. Esta 6ª incursão de Forza nas consolas, corresponde também à primeira vez da série na Xbox One (esquecendo Horizon 2, claro) e como tal, algumas expectativas vinham a ser criadas em redor do seu lançamento. Contudo, Forza Motorsport 6 também apresentava algum zona cinzenta, especialmente na medida de que se trata de um tipo de jogos que vem carecendo de grandes ideias inovadoras.

Quando se inicia Forza 6, uma das coisas que cedo salta à vista é o sistema de menus de Forza 6 e que serve de indicador claro para a quantidade e diversidade que o jogo apresenta. E este é um ponto fundamental na análise do jogo, a quantidade e qualidade que Forza Motorsport 6 apresenta ao jogador.

No entanto, o modo principal e que chamará a si a maior parte da atenção dos jogadores é o Modo Carreira. Este modo, tal como o nome indica corresponde à evolução do nosso Driveatar no Mundo de Forza avançando nessa evolução mediante a passagem de determinados obstáculos (corridas e eventos). A mecânica não é nova, claro mas a forma como nos é apresentada acaba por trazer uma lufada de ar fresco.

A dinâmica é, portanto a de ir participando em corridas ou outros eventos especiais e dessa forma, ir ganhando créditos e experiência que nos possibilitam a aquisição de novos carros e desbloqueio de novos eventos. Existem diferentes classes de carros para todos os gostos, que vão deste a década de 70 até aos tempos de hoje passando por protótipos e modelos de teste, sendo que ao inicio temos um carro modesto mas com o qual vamos começar a criar o nosso Império.

Uma das novidades é a inclusão dos Eventos Showcase que são eventos baseados em provas especiais que se fazem um pouco por todo o Mundo e que contam com carros únicos criados para esses efeitos. Ao se desbloquear as diversas séries (Super Street, Sport Icons, Grand Touring, Professional Racing ou Ultimate Motorsport) do Modo Carreira, vamos desbloqueando estes eventos (que ficam também disponíveis no Menu Principal).

 

Sinto que estes eventos funcionam um pouco como um carregar da bateria trazem doses de energia extra ao jogo, bem como algumas surpresas interessantes. Existem diversas categorias de Eventos Showcase (cada qual com um grande número de competições):

Bem, mas o jogo não se resume a corridas do Modo Carreira e existem inúmeros outros bons motivos para se jogar Forza Motorsport 6.

Um conceito interessante em Forza Motorsport 6 é o conceito de League (ou Ligas). Na prática trata-se de conjuntos de corridas que, como se de um campeonato de futebol se tratasse, nos permite ir avançando de divisão.

 

O Modo Rivals é uma modalidade de jogo super entusiasmante e que acresce grandes doses de excitação ao jogo. Basicamente serve para irmos competindo com os Driveatars de adversários de todo o Mundo e tentando bater as suas performances. É extremamente viciante e competitivo pois à medida que os vamos batendo os jogadores respectivos vão sendo avisados de que foram batidos, dando uma enorme satisfação. Existem competições Rivals de diversos tipos:

O Modo Multiplayer com o qual surpreendentemente não tive problemas de monta (nem lag, nem outros problemas) está robusto e de boa saúde e mostra que, em Split Screen ou Online nada é melhor que derrotar outros humanos em corridas de barba rija.

No entanto esse é também o principal problema do Multiplayer … outros humanos. O problema do online são os outros competidores, muitos deles pensando certamente que estão numa Feira e a andar de carrinhos de choque o que destrói por vezes um grande esforço para se obter a condução perfeita.

E atingir a condução perfeita é algo que demora acontecer apesar das inúmeras ajudas e configurações possíveis que o jogo nos possibilita.

Aliás, um dos pontos altos de Forza Motorsport 6 é precisamente a quantidade e qualidade de configurações possíveis nos mais de 450 carros disponíveis. Só por si, este numero de carros disponíveis torna o jogo num dos jogos de carros mais abrangentes de sempre e se a isso juntarmos uma quantidade quase infindável de afinações que se podem fazer ao carro (motor, travões, amortecedores, …) cedo se torna claro também que Forza Motorsport 6 será a delicia de todos os amantes dos pormenores e de quem gosta de extrair o máximo dos cavalos do asfalto. Com tantos settings possíveis de parametrização, Forza 6 é o jogo perfeito para quase todos os jogadores, desde os mais casuais aos mais hardcore.

 

Só para terem uma ideia da quantidade de opções disponíveis, deixo-vos com as ajudas que podemos habilitar/desabilitar:

E isto não é tudo, pois ainda falta falar da parte principal do jogo … a condução. Neste momento, devo confessar que os meus testes foram feitos com um controlador Xbox One pelo que a experiência pode ser bastante diferente da de usar um volante.

Algo que desde cedo foi apregoado como uma das melhorias evidentes de Forza Motorsport 6 é a condução à chuva. Caros leitores … deixem-me que vos diga. Tudo o que foi dito é verdade e a experiência de se conduzir com chuva é arrepiantemente brutal e realista. Conduzir com chuva vai muito além da mera cosmética gráfica (é espectacular ver os pingos no para-brisas ou os efeitos dos outros carros a passarem pelas poças de água) e corresponde efectivamente a uma alteração na forma de se conduzir, exigindo uma maior destreza de quem conduz. Teria sido ainda mais interessante se houvesse um sistema de mudança de clima em tempo real…

 

A perda de aderência ao asfalto e o impacto que essa perda de aderência tem na física do veiculo e correspondente dificuldade de controlo do carro (especialmente nas poças que se vão formando na pista) é algo que se encontra extremamente realista. De tal forma que as poças afectam a velocidade, direcção do veiculo que conhecer a zona onde se encontram é importante e assim também as sessões de Teste o são.

O grafismo está impecável e mais que isso … o grafismo associado à dinâmica do jogo acaba por interferir visivelmente e fisicamente na simulação de condução. Por exemplo, os efeitos de poeira ou neblina que se colocam em determinadas pistas estão impecáveis e ofuscam ligeiramente a pista e os carros que nos antecedem, obrigando a uma condução mais defensiva.

Será injusto mencionar algumas pistas apenas mas, jamais me esquecerei de algumas partes do trajecto da Corridas dos Alpes onde o Sol incide mesmo de frente a meio da subida inclinada ou então dos efeitos das ondas no paredão nas corridas de São Paulo.

Algo que gostaria de sugerir/aconselhar a todos os jogadores de Forza Motorsport 6 é a de usarem a perspectiva interior dos carros (pode-se conduzir no cockpit de todos os modelos). Sem qualquer sombra de dúvida, essa é a perspectiva que transmite mais adrenalina e que realmente consegue colocar-nos ao volante de todos os bólides do jogo. Estranhamente a perspectiva de cima do carro é, aparentemente, bastante mais lenta.

Tanto o exterior como o interior dos carros são autênticos hinos ao Reino Automóvel. Um dos milagres do High Definition é precisamente o de proporcionar um grafismo soberbo que permite inclusive o reflexo do painel no interior no vidro frontal. Quase que me atreveria a dizer que há carros no jogo, mais mais belos que os verdadeiros e por vezes dou por mim apenas a observar os carros na garagem.

 

O manuseio dos carros está impressionante e a sensação de velocidade e peso dos veículos é real .. é quase palpável …aliás é mesmo palpável através das vibrações do comando. Apesar de não ser nenhum expert em mecânica, devo confessar que senti efectivamente o efeito das diversas configurações do motor e chassis no comportamento do carro.

Por outro lado as mais de 30 pistas existentes em Forza 6 já são velhas conhecidas (seja de Forzas anteriores ou de outros jogos, como por exemplo Project CARS) encontram-se irrepreensiveis e com mais vida. Lembro-me perfeitamente de ficar surpreendido por ver espectadores em cima das pontes de Praga a acenarem veementemente as suas bandeiras.

Algo que também apreciei bastante de verificar foi do facto de verificar que cada condutor (comandado pela IA) apresenta um comportamento muito próprio, fazendo ataques à nossa posição, defendendo agressivamente a deles, fazendo também disparates como acelerando em demasia nessa defesa e acabando por sair de pista, provocando colisões … ou seja, cada condutor da IA é um ser individual e não mais um elemento do grupo. A IA de Forza 6 transmite efectivamente a sensação de existir um desafio concreto e que exige esforço para ser ultrapassado.

Iria um pouco mais além e diria que a IA encontra-se bastante humana. É perfeitamente normal ver um condutor adversário perseguir-nos como se não houvesse amanhã e aproveitar qualquer erro nosso, ou mesmo tentar provocá-lo. É ainda perfeitamente normal ver um condutor da IA a fazer um forcing para ultrapassar outro e despistar-se numa curva. Por exemplo, por diversas vezes levei toques laterais dos adversários para me obrigarem a, ou afastar-me ou rodopiar e sair fora de pista.

É claro que temos sempre a opção de Rewind que nos permite retroceder uma parte da nossa corrida quando sentimos que algo correu mal. Os Rewinds (que podem ser desligados) são de crucial importância (sendo apenas de lamentar o não podermos controlar o retrocesso completamente, pois por vezes são demasiado longos desnecessariamente).

 

Os danos nos carros estão credíveis e podem ir desde amachucadelas a capots partidos afectando ou não a condução. Essa é uma das Ajudas que pode ser desabilitada.

De regresso está ainda o sistema de recompensas ao jogador pelo desabilitar das Ajudas de jogo. Quantas mais Ajudas de jogo se desligar maior o bónus final e assim maior a probabilidade de se subir de nível e de conseguir uma Free Spin (que também estão de volta) e poder ganhar uma bomba de forma gratuita (ou alguns milhares de CR do jogo). Também de regresso encontra-se a Afinidade com as Marcas e respectivos descontos bem como os MODs, definitivos ou temporários (que são consumidos em determinada corrida apenas) que regressam para nos permitir a atribuição de melhorias especificas em determinadas corridas ou partes dos carros.

As repetições de Forza Motorsport 6 encontram-se muito boas também e gostaria de partilhar convosco uma situação real e engraçada que se passou comigo. Numa das ocasiões estava a ver uma repetição de uma corrida minha quando um amigo meu, acabadinho de entrar na sala me pergunta se tinha adquirido finalmente SportTV, ao que lhe expliquei que o que estava a ver era o replay de um jogo.

Por fim uma palavra ao sistema de partilha das criações da comunidade (pinturas dos carros) que se encontram disponíveis e podemos usá-las a nosso belo prazer. Até podemos dar-lhes LIKEs e tudo …

 

Nota Final- 9.5

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Forza Motorsport 6 não representa nenhuma mudança de direcção na série nem é uma reformulação completa da fórmula mas acrescenta conteúdo, novidades e diversidade como nenhum outro Forza até à data. Trata-se de um digno sucessor da série Forza Motorsport e graças à quantidade de afinações e ajudas, torna-se num jogo indicado tanto para jogadores mais exigentes como mais novatos nestas andanças. Forza Motorsport 6 não é um Simulador Automóvel, é O Simulador Automóvel.

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