Pplware

Análise Football Manager 2013 (Windows PC)

Ao longo das últimas semanas que antecederam o lançamento de Football Manager 2013, fomos autenticamente levados numa tsunami de alterações, melhoramentos, adições, enfim de novidades para a edição deste ano.

Mais de 900 novidades foram prometidas o que deixou desde o inicio a sensação de que FM 2013 encontra-se vivo e de boa saúde e que, contrariamente ao que muito boa gente receava (incluindo eu), ainda tem muito espaço por onde evoluir.

Mas será mesmo assim? Será que Football Manager conseguiu novamente fintar o destino e evoluir? Será que novamente conseguiu ganhar tempo ao tempo e manter-se bem acima da tona de água?

O Pplware já jogou e tirou algumas conclusões!

Football Manager é, desde sempre, o expoente máximo dum jogo de simulação do que é ser um treinador duma equipa de futebol. Seja numa equipa que luta pela manutenção, seja numa que luta pela subida de divisão, numa que luta pelo título europeu ou numa selecção, Football Manager sofreu ao longo dos últimos anos inúmeras alterações que o trouxeram para mais próximo da realidade, bem como para um grau de complexidade que provavelmente assustou muito boa gente.

Longe vão os tempos em que se jogava CM ITA, CM ENG ou CM POR e no qual as nossas principais preocupações eram, as aquisições e as melhores tácticas para os jogos.

Agora, e apesar de grande parte dessas preocupações continuarem a ser as mesmas, há muito mais para fazer, ler, estudar, analisar que antes e isso, meus amigos é …. management. Pelas minhas palavras já devem estar a ver que sou fã acérrimo de informação, de dados. Acredito que quantos mais dados tivermos em nosso poder, melhor serão as nossas decisões e em quase todos os aspectos da nosso vida.

Voltando ao nosso jogo, FM 2013 prometia bastantes alterações e muitas alterações foram efectivamente feitas. Algumas com maior impacto que outras, mas houve bastante trabalho feito nesta edição.

Comecemos pelas primeiras, e mais emblemáticas. Os novos Modos de Jogo. Primeiro que tudo, convém explicar que estas novas adições, não são adições de mecânicas ao jogo propriamente dito, mas sim de novas formas de o jogar. Apesar de terem um grafismo diferente da edição completa do jogo, acabam por se manter fieis ao seu ADN.

Como indiquei mais acima, existirá certamente muito boa gente que com o passar dos anos se foi desinteressado ou tendo menos disponibilidade para jogar FM devido ao aumento da sua complexidade, que por vezes nos leva a apenas conseguir fazer um jogo após 1 hora de estarmos sentados à frente do nosso PC. É notória a quantidade de informação que nos é debitada por  Football Manager.

A Sports Interactive numa iniciativa que demonstra atenção às necessidades dos jogadores, criou o Modo Clássico. Este Modo Clássico, que faz lembrar os velhinhos tempos de Championship Manager English, ou Championship Manager Italian (quando FM ainda era CM) tem como principal condão o de ser uma versão muito mais limitada de FM 2013. Neste Modo Clássico teremos essencialmente de ter atenção às contratações feitas e aos dias de jogo, sendo bastante limitado na quantidade de interacções que exige ao utilizador (treinos, media, …)

Como mencionei acima, pessoalmente acho uma boa adição para os jogadores novos de FM ou então para todos os que não tenham disponibilidade para jogar FM 2013 com toda a sua teia de complexidade mas, achei demasiado simplista. Já estou demasiado habituado à “boa complexidade” de FM e não sobrevivo sem ter doses maciças de informação disponível, de ter de controlar tudo no meu clube. O que posso eu dizer… I’m an Workaholic.:)

A segunda adição de monta a este nível foi a do Modo Desafio e tenho de admitir que gostei bastante deste modo. Basicamente e como o nome indica tomamos conta duma equipa à nossa escolha com um cenário pré-definido pela frente. Por exemplo, podemos pegar no Tottenham em pleno Natal, como Lanterna Vermelha e com menos 9 pontos que o penúltimo classificado e ter de o safar da descida. Gostei do desafio que tal oferece, pois temos de dar o nosso melhor para conseguir a descida, ao mesmo tempo que as restantes equipas fazem o mesmo. No exemplo dado consegui safar-me na última jornada, pois tinha, na altura, apenas mais 2 pontos que o penúltimo e antepenúltimo classificado e foi sofrer até ao fim. Mas no final é gratificante conseguirmos bater o desafio. É interessante que depois do desafio batido podemos continuar o jogo como se dum jogo normal se tratasse dando assim noção de continuidade.

Além do próprio cenário que nos é oferecido para completar gostei particularmente dos Layouts que este modo recebe em termos de ecrãs, surgindo a informação duma forma bastante legível,  fluída e simples.

Apesar destas alterações feitas aos Modos de Jogo que, por diversas razões, são de louvar, grande parte das preocupações dos jogadores caia para o próprio jogo e para as novas mecânicas incluídas e aqui as coisas são menos preto-no-branco.

Conforme fomos vendo nos videologs, muitas alterações foram feitas mas há algumas que, pelo menos para mim, trouxeram mais-valias mais importantes.

Por exemplo o sistema de treinos foi uma dessas mais-valias. O facto de podermos agora escalonar os treinos do nosso plantel tendo em conta o dia da semana e qual o próximo jogo é importante. É importante pois certamente que há jogos mais importantes que outros e tais merecem atenções distintas, bem como treinos mais específicos.

No entanto no que toca ao treino há ainda outro aspecto que me agradou particularmente e que é a possibilidade de treinar os jogadores não apenas para uma determinada posição mas para uma determinada função. Por exemplo, podemos treinar o Hélder Postiga para Avançado Interior, fazendo com que as propriedades que fazem um bom Avançado Interior sejam melhor treinadas. Esta mecânica é muito importante e leva-nos a uma outra grande mais-valia que encontramos em FM 2013 e que até pode passar despercebida, que é o valor do jogador por função.

Uma das funcionalidades mais úteis para mim foi a inclusão disponibilidade de podermos ver a qualquer momento como certo jogador se comporta em determinada posição e função. Isto é extremamente útil, quando andamos às compras, mas também quando estamos em plena análise táctica antes ou durante um jogo.

No ecrã do jogador podemos aceder a essa informação. escolhendo as posições/funções que queremos analisar surgem as notas mais importantes para essa função com realce, dando-nos assim uma visibilidade muito mais simples do valor daquele jogador para essa posição. Durante o jogo podemos ver essa informação no ecrã de tácticas clicando em cima do circulo colorido ao lado do nome do jogador (que tem a cor verde, amarela ou encarnada). Assim  em pleno jogo podemos determinar qual a função que podemos atribuir ao jogador com mínimo de perda de qualidade do seu jogo.

Uma outra inclusão feita em FM 2013 foi a do Director Desportivo que nos consegue aliviar e bastante em determinadas tarefas administrativas e de prospecção. Basicamente teremos a hipótese de lhe instruir para tomar contas das ocorrências ao nível de informação de scouting, para controlar os contratos e muita outra informação que já antes existia mas para a qual o cargo de Director Desportivo ainda não se encontrava devidamente enquadrado. No meu caso, o meu Director Desportivo é um autêntico “tacho” pois eu gosto de controlar tudo e portanto o trabalho dele é … digamos assim … parco.

Muitas outras inclusões foram feitas, como por exemplo, ao nível de treinadores e preparadores físicos que agora podem ser comparáveis quando andamos à procura de novo staff, e que podem mesmo tirar cursos de formação profissional para se melhorarem.

Outro aspecto melhorado foi a interacção com a comunicação social mas neste caso acho que as coisas ainda deverão ser melhoradas. As conferências de imprensa são ainda muito semelhantes às anteriores e em alguns casos, surgem conferências de imprensa com perguntas sem nexo. De qualquer forma as nossas respostas (que podem ser agora com calma, agressividade, asserção, paixão ou relutância) afectam normalmente a moral da equipa e isso leva-nos a ter de as ponderar bem.

Gostei de ser seleccionador nacional e fiquei parcialmente satisfeito com a interacção com os jogadores. Apesar de podermos mostrar preocupação com os nossos seleccionáveis especialmente quando estão lesionados, ou quando não ficam fora da lista de seleccionados, esperava maior grau de interacção enquanto nos estágios.

Não poderia deixar de mencionar a vertente gráfica do jogo que se situa num patamar ligeiramente acima ao da edição de 2012. Foram feitas inclusões de novas animações para os movimentos dos jogadores, novas movimentações que levam a jogadas ainda mais variadas, foi adicionado um público mais dimensional, o exterior do estádio ganha agora outra vida.

Gostei dessas inclusões todas mas ainda há algum trabalho a fazer neste capitulo. Por exemplo, há determinados movimentos dos jogadores que são bastante estranh0s, como por exemplo um jogador ir a correr com a bola nos pés e a bola travar mas ele continuar e ter de voltar atrás para a recolher, ou fazerem passes de lado, ou corridas de lado … De qualquer forma as inovações foram bastantes o suficiente para que cada jogo seja diferente do outro e para que as nossas tácticas (Sejam elas à partida ou através de Gritos do Banco) sejam postas em prática e visíveis, pelo menos na maior parte das vezes.

Digo na maior parte das vezes pois acontece de vez em quando darmos instruções para passe directo por exemplo, e apenas vermos passes curtos.

Uma particularidade que gostei foi a da inclusão dos árbitros de baliza nas competições europeias.

Em modo de resumo, o capitulo do jogo gráfico não consegue ainda afastar de todo aquela sensação de artificialidade mas está bastante melhor.

Durante o jogo, os nossos assistentes vão-nos dando dicas em tempo real, através de janelas popups sobre o comportamento da nossa equipa e dos nossos jogadores. Na sua grande maioria são importantes, úteis e convém ter atenção pois podem fazer a diferença para as nossas decisões serem ou não as mais adequadas. Dão-nos assim material suficiente para ajudar-nos a decidir o que fazer a cada momento do jogo.

Durante o jogo o acesso às tácticas e estratégias está agora mais simplificado sendo quase directo através dos novos menus e isso é de louvar pois ajuda bastante.

Algo que reparei foi que o ecrã de análise do jogo, imediatamente antes de se começar uma partida está um pouco mais lento ao carregar mas no computo geral, o jogo dá a sensação de ser ainda mais leve que o de 2012.

No entanto os bugs também fazem a sua aparição em FM 2013. Por exemplo quando somos informados da venda dum jogador, por vezes as labels aparecem trocadas entre o clube e o jogador, transmitindo a mensagem de que o jogador vendeu o clube.

Esse caso nem é muito grave mas outros bem mais complicados também surgem. Por exemplo, com um colega meu aconteceu uma situação bem mais grave. Ele estava a perder 2-1 com uma equipa aos 90′ e marcou o golo do empate em cima da hora. No entanto, o golo foi invalidado. Até aqui tudo bem, mas o que aconteceu depois é que, no relatório do jogo aparece 2-1, mas quando ele avançou para o próximo dia o jogo estava como 2-2 e com mais um ponto na tabela classificativa.

A mim o que já me aconteceu foi o “esquecimento” do jogo em actualizar o resultado em tempo real quando um golo é marcado. Mas no final fica tudo certo.

Enfim, bugs têm todos os jogos certo? E um com tamanha complexidade como FM 2013 apresenta, também os terá certamente. A questão é se esses bugs são demasiado insistentes e qual o seu impacto na sua jogabilidade.

Uma nota final ao som de Football Manager 2013, ou melhor … à ausência de som. Admito que seria estranho pensar em FM com uma banda sonora portanto acho que assim ninguém fica chateado se tiver uma playlist de MP3 preparada para enquanto estiver a jogar.

Não queria deixar de mencionar as alterações feitas aos menus de FM 2013. Os diferentes ecrãs foram quase todos remodelados de forma a que a informação esteja agora bem melhor organizada e sintetizada no ecrã onde merece estar e o esquema dinâmico de menus aparece agora mais lógico. Realmente é bem visível a utilidade do jogo apenas nos apresentar as opções mais lógicas para cada ecrã. Faz todo o sentido. A forma como os próprios menus estão feitos, com recurso a menus que se auto-escondem e surgem com o mouse over do rato é bastante atractiva ao olho também.

Contudo, a nova disposição dos menus e das diversos ecrãs pode levar a uma ligeira confusão inicial, mas com o tempo já não nos lembramos de como era em FM 2012.

Ainda proveniente da edição de 2012 vem a capacidade do jogo se auto-adaptar à resolução do computador onde está a ser jogado. Quanto maior a resolução, mais informação pode ser disponibilizada, sendo ainda possível gerir qual a informação disponível em cada ecrã.

 

Nota Final- 9,0

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Football Manager 2013 é, sem dúvida o melhor simulador do que será a vida dum treinador duma equipa de futebol. Não só pela quase ausência de competidores mas, acima de tudo porque conseguiu levar o jogo a um nível de detalhe, realismo e complexidade que o torna brutalmente próximo da realidade. No entanto, mostra também ser um jogo com carácter altamente democrático, sendo para todo o tipo de jogadores e os Modos Clássico e Desafio serão a própria prova disso. Apresentando algumas inovações na sua mecânica e jogabilidade, os receios continuam em relação ao próximo ano, ou seja, onde pode a Sports Interactive ir buscar mais água? Será que este poço já começa a ficar meio vazio?

Pessoalmente acho que ainda há bastante a fazer, a melhorar e a implementar. As alterações ao esquema de interacção com jogadores e comunicação social ainda não estão no ponto, a componente contratual ainda apresenta algumas lacunas e há outras áreas de actividade dum clube de futebol que ainda podem ser melhor exploradas (merchandising, parcerias, zonas limites do estádio, lojas, …).

Seja como for, isso será para o ano e para esta época já em andamento nada como apreciar o Football Manager 2013 em toda a sua plenitude pois ele é o Melhor Jogo de Manager do mercado.

Homepage Football Manager 2013 Género: Desporto/Estratégia Plataforma Analisada: PC Windows Outras Plataformas: Mac

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