Pplware

Análise Football Manager 2012 (PC)

Falar de Football Manager é e sempre foi, falar de futebol. Embora numa perspectiva de gestão, obrigatoriamente diferente de FIFAs e PESs, Football Manager tem sido, desde o tempo dos antigos CMIta, CMEng a outra referência de jogos dedicados ao desporto-rei.

Conforme mencionei, a série Football Manager vem desde há muitos anos dando cartas e desde o seu aparecimento na década de 90, na altura ainda com o nome de Championship Manager, que tem vindo a receber constantes inovações e melhoramentos que culminam ano após ano, em simulações cada vez mais realistas, do que é gerir uma equipa de futebol.

No entanto, tantos anos de evolução têm um preço … que é o de haver uma altura em que já não haja muito para evoluir. Será que Football Manager 2012 ainda é uma evolução ou uma mera actualização?

A análise deste jogo, embora tendo notas para as diferentes categorias que tenho apresentado (Gráficos, Som, Jogabilidade e Longevidade) gostaria de mencionar que a nota final representa uma ponderação das notas de cada um desses itens (cada qual com o seu peso).

Football Manager 2012 apresenta-se assim como a mais recente evolução da série e que diz respeito à época de 2011-12 que teve inicio há poucos meses.

Penso ser melhor começar pelo inicio nesta análise e o inicio é no ecrã Start, onde aparece uma das grandes mais-valias deste FM 2012, o Tutorial. Este tutorial apresenta-se bastante completo e, uma vez que o jogo nos apresenta inúmeros ecrãs distintos e com montes e montes de informação, acaba por funcionar como um autêntico farol para os novatos nestas andanças. No entanto, convém referir que o Assistentes durante o jogo mantém-se e que também dão uma ajuda preciosa.

A nível dos ecrãs, houve algumas alterações em diversos, e que trazem um pouco mais de organização á quantidade de informações disponíveis. São, em alguns casos, alterações simples mas que acabam por trazer um pouco mais de organização e leitura. Por exemplo, o ecrã de informação de cada jogador, agora apresenta apenas os seus dados biográficos.

Também a pesquisa de jogadores foi alterada e agora é mais directa, uma vez que apresenta os filtros no ecrã onde apresenta os resultados.

Por falar em ecrãs convém mencionar uma das inovações mais apregoadas pelos representantes da Sports Interactive, e essa foi a inclusão dum sistema dinâmico de visualização dos ecrãs, ou seja, o próprio jogo, conforme a resolução do monitor adapta-se e ajusta a quantidade de dados visíveis. É útil.

O motor de jogo foi também ele, alvo de melhoramentos especialmente ao nível do ambiente circundante ao relvado. Os estádios aparentam agora maior realismo e a multidão comporta-se duma forma mais realista, reagindo aos eventos do jogo. Também o aparecimento de imagens do ambiente circundante ao estádio (onde se vêm lojas, por exemplo) é uma boa adição visual.

De realçar que novos movimentos foram adicionados ao cardápio de animações dos jogadores o que possibilita a visualização de jogadas cada vez mais distintas.

O clima e efeitos atmosféricos também foram alvo de tratamento e acabam por afectar um pouco a apresentação visual do próprio relvado.

No entanto fica a ideia de que há coisa a melhorar … os gráficos poderiam nesta altura estar melhores e com maior nível de profundidade e continuam a haver algumas jogadas esquisitas no decorrer dos jogos.

Aliás, uma coisa que me acontecia no jogo anterior, voltou a acontecer nesta edição de 2012, que é o facto de um golo não ser actualizado no resultado, embora na barra de evolução do tempo (em baixo) apareça e no final ele exista.

Os ecrãs de tácticas (antes e durante um jogo ou no normal dia a dia) foram alterados, havendo agora ecrãs separados para instruções individuais, para a equipa ou para instruções para os adversários. Creio que assim se torna mais fácil a gestão da equipa durante um jogo.

Também o pós-jogo permite análises bastante mais detalhadas e completas do jogo e da performance dos jogadores, bem como da objectividade da nossa própria táctica.

Um dos aspectos mais importantes incluídos em FM 2012 e que ocorre, quer seja antes dum jogo, ao intervalo ou numa mera conversa com um jogador foi a inclusão dum Tom de Conversa. Por outras palavras trata-se da forma como nos dirigimos a essa pessoa (ou à equipa inteira). Se duma forma cautelosa, calma, irritada, agressiva, … cada qual com resultados distintos, consoante quem nos ouve. Convém ser cauteloso neste tipo de interacções pois os efeitos podem, tanto ser positivos, como negativos.

Ainda no decorrer do jogo, será de todo importante mencionar a nova visualização dos lances, o chamado Director Mode, que na prática é um modo em que o jogo vai alternando entre câmaras a visualização dos lances. É visualmente interessante embora tenha ainda alguns momentos de inadequação. No entanto é capaz de criar alguns bons momentos para, quem sabe, serem postados directamente no Facebook…

Pena que o som tenha sido tão fortemente desprezado. Bem sei que o forte do jogo não é a pura simulação dum jogo nem o som é prato principal, mas também a ausência de trabalho a esse nível é no algo castradora.

Uma coisa que por vezes acontece comigo quando jogo FM é, o arrepender-me de não ter seleccionado aquela nação ou de ter seleccionado uma outra a mais. Agora, com FM 2012 já e possível adicionar e remover Ligas duma forma tão simples quanto um simples click. Realmente é uma mais-valia e aumenta sem dúvida a longevidade duma carreira.

O processo de oferecer contractos a jogadores foi também suavemente alterado mas duma forma bastante prática e efectiva. Quantas vezes, ao oferecermos um contracto a um jogador tínhamos de seleccionar várias vezes os valores a oferecer? Pois, agora com a edição de 2012, existe a possibilidade de bloquear as nossas ofertas, indicando assim ao agente do jogador que aqueles são os nossos limites e que não vamos além deles. Interessante a forma como a IA despoleta eventos de negociação que levam ao agente a querer automaticamente outras cláusulas no contracto. Bastante bem implementado e realista.

O método de prospecção e acompanhamento de jogos por parte dos nossos olheiros está também mais facilitada e os relatórios que nos são apresentados são bastante mais completos que os da edição anterior.

 

Nota Final- 9.0

[0…....10]

Football Manager 2012 é o melhor Football Manager de sempre? A minha resposta é, SIM. Tal como mencionei na análise da edição anterior e mais acima neste texto, é uma série que corre perigosamente para uma encruzilhada. Para evitar que se torne numa mera actualização de Base de Dados a Sports Interactive tem de ser imaginativa e ir buscar inovação e ideias onde conseguir, e este ano conseguiu. As alterações implementadas são bastantes e a vários níveis … desde os contractos, ás tácticas, passando pela interacção com os restantes elementos FM 2012 tem muito de novo para oferecer.

Football Manager 2012 é o jogo que desperta o Mourinho que há em nós!

Género: Estratégia de Futebol


Página Oficial de Football Manager 2012


Demo
de Football Manager 2012


Página do Patch 12.0.3


Outras plataformas: PSP, Iphone/Ipod

Exit mobile version