Pplware

Análise Football Manager 2011… O Regresso do Rei

Muitos campeonatos nacionais para esta época de 2010 já tiveram os seus arranques há algum tempo. Muitas emoções já transbordaram pelos estádios por essa Europa (e não só) afora. Muitas surpresas, mas também muitas confirmações já se evidenciaram. É portanto neste cenário que, como tradicionalmente, surge o grande simulador de estratégia de futebol existente no mercado, Football Manager.

Football Manager 2011 surge assim como o simulador de relevo para a nova época desportiva, e apresenta inúmeras aquisições para o ataque ao titulo. Resta-nos saber se serão suficientes para se manter no lugar mais alto do pódio.

Com apenas um terço do campeonato jogado, será que Football Manager confirma a sua supremacia, ou corre risco de chicotada psicológica?

Gráficos: 8,8

Mesmo tendo perfeita noção de que não se trata dum ponto imprescindível do jogo, uma das principais críticas que tinha tecido à versão anterior, foi o facto de apresentar uns gráficos medianos. Embora os menus e ecrãs tácticos estivessem de acordo com o que seria exigido, a componente de simulação do jogo, propriamente dita, apresentava-se descolorida, vazia, monocórdica.

Parece que os responsáveis da Sports Interactive pensaram precisamente no mesmo e, além de limarem visualmente os deferentes menus do jogo, deram um salto bastante considerável no que toca à visualização do jogo. Com um aspecto muito mais quente e recheado dentro e fora das 4 linhas, bem como com dinâmicas e movimentos novos bastante convincentes, pode-se dizer que a vertente gráfica sofreu um lifting bem sucedido. Sem dúvida uma excelente aquisição para esta época.

Som: 7,8

Um pouco como nas épocas anteriores, o som acaba por representar o banco de suplentes de Football Manager. De qualquer forma, evidenciam-se algumas melhorias na criação dum ambiente mais imersivo durante o jogo… O som encontra-se adequado e ajusta-se bem ao decorrer do jogo.

Jogabilidade: 9.7

A vertente mais importante num simulador estratégico de futebol passa pela jogabilidade do mesmo. Desde a praticabilidade e simplicidade dos menus, passando pelas mecânicas inerentes à criação de tácticas e interacções com os elementos do jogo, até à forma como as nossas decisões afectam efectivamente o decorrer do jogo, todas estas áreas revestem-se de especial importância. Neste aspecto, FM 2011 não é surpresa nenhuma. Aliás, aqui consegue-se perceber que o líder contínua em boa forma e que, não se limitou a manter o plantel, como inclusive, fez novas aquisições.

Mas vamos por partes … Relativamente aos Menus, embora tivesse havido uma preocupação em não criar nada de muito diferente, no que toca às localizações dos menus e das opções, houve algumas novidades. O Layout dos menus foi retocado, apresentando agora um aspecto mais frio, objectivo. Algumas opções de Menu foram também alteradas, como por exemplo passarmos apenas a ter um único botão para ver todas as mensagens e noticias que nos interessam. Em alguns aspectos, estas alterações poderão criar um pouco de desconforto, mas é uma questão de habituação e logo se lhe ganha o pulso.

Outra vertente que foi intensamente melhorada, foi a interacção com os jogadores, staff e direcção. Aliás, em FM2011 podemos ter mesmo a noção de que essa interacção acontece efectivamente e que influencia realmente as nossas relações futuras com esses elementos da equipa. Este aspecto é importante na medida em que torna muito mais fluida a nossa percepção da realidade do clube. Por exemplo, se um membro do staff nos indica que o jogador A necessita de treinar mais o jogo com o seu pior pé, através duma conversa com o jogador podemos ter a noção se ele quer mesmo fazer isso, ou se por outro lado se mostra reticente e nesse caso sugerir-lhe alternativas.

É uma mecânica muito bem conseguida e que nos ajuda a vestir a pele do treinador duma forma bastante profunda. Um aspecto a rever talvez seja o encadeamento dessas interacções pois por vezes apresentam-se algo frias e sem interligação.

Uma inovação bastante importante, foi a inclusão da entidade Agente Desportivo. Agora sim, existe um novo problema para os treinadores. Cada jogador tem o seu Agente que, variando de caso para caso, se pode vir a tornar num perfeito chato ou num elemento bastante útil. Desde as renegociações de contrato, até a tentativas de impingir jogadores, os Agentes Desportivos têm uma acção bastante interventiva no nosso quotidiano.

O mecanismo de negociações de contractos também foi remodelado, de forma a torná-las mais realistas, e complicadas.

Os treinos tiveram também direito a uma profunda atenção pela equipa da SI Games, e agora além dos normais treinos por default (que já incluem a divisão de treinos para defesas, médios e avançados) aparecem agora com maior profundidade as possibilidades de treinar jogadores duma forma mais personalizada. Continua a haver as possibilidades de se criarem Calendários de Treinos à nossa medida.

Existe agora a possibilidade de treinar os jogadores especificamente para uma, duas ou três formações diferentes e de avaliar a sua performance ao longo do tempo. É uma faceta importante para nos permitir encarar cada adversário com a melhor equipa possível adequada à formação que queremos usar.

Muitos outros detalhes, desde uma melhor percepção do estado de espírito dos jogadores, análises durante e Pós-jogo agora bastante densas de informação, a gestão das subscrições de notícias, ou o aparecimento de guarda-redes mais reais, alimentam este magnífico jogo e só existe uma maneira de os conseguir perceber todos …… jogar, jogar, e … jogar.

Longevidade: 9,7

Football Manager 2011 é …. Football Manager, e isso só por si indica …….. horas e horas sem fim a tentar levar a nossa equipa ao topo. Seja em Singleplayer ou em Multiplayer temos uma época inteira pela frente. Resta-nos saber se as nossas esposas/namoradas/amigos nos perdoam.

Adicionalmente, FM2011 agracia-nos, como vem sendo hábito, com um Editor potente onde podemos ainda fazer uns acertos no que achamos estar mal.

A série Football Manager é e certamente irá continuar a ser, um caso sério de sucesso. Com lançamentos sucessivos, época após época, de novos títulos que apresentam cada vez mais uma imersão completa em toda a dinâmica dum manager de sucesso é já um Case Study que poderia ser aproveitado para estudos académicos. Embora a edição do ano anterior tenha sido menos profícua em alguns aspectos, o que interessa é que a deste ano é um cocktail explosivo de novidades e novas mecânicas. Trata-se, sem dúvida dum título com sucesso garantido e que muitas horas vai roubar a todos os aspirantes a Mourinho, Jesus, Villas-Boas ou Paulo Sérgio.

Quanto à questão de inicio, a resposta é sem qualquer sombra de dúvida que Football Manager não só confirma como consegue cimentar mais ainda a sua Supremacia e embora o campeonato ainda vá no inicio deverá ser o vencedor desta época desportiva.

Total: 9,1 [0-10]

Plataforma: PC, Mac, PSP.


Site Oficial aqui.
Site Oficial Sports Interactive aqui.
Requisitos de Sistema (PC/Mac) aqui.
Detalhes do Patch 11.1: aqui
Download de Patch 11.1 para PC aqui.
Download de Patch 11.1 para MAC aqui.

Exit mobile version