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Análise Diablo III (PC/Mac)

Por Paulo Favinha para o pplware!

Após uma travessia do deserto para os amantes da Saga (afinal só se passaram 12 anos desde o Diablo II), eis que chega finalmente o Diablo III. Este muito esperado jogo, pega na história 20 anos após os incidentes em Diablo II, e leva-nos de volta à velhinha cidade de Tristram…

A Blizzard teve o cuidado de agradar os seguidores da série, mas tendo sempre argumentos mais que suficientes para arranjar uma legião de seguidores novos.

O jogo leva-nos para um ambiente medieval negro, onde a magia faz parte do quotidiano. Como tal, um sem numero de criaturas mágicas, feitiços, poções e afins, são uma constante no jogo.

Quando começamos o jogo, temos de criar uma conta na Blizzard, onde temos que nos logar sempre que jogamos, mesmo que seja um jogo single Player. Ou seja, não há internet, não há jogo para ninguém…

Isto deve-se também ao fato de a qualquer altura podermos abrir o nosso jogo, tornando-o publico, permitindo que outros jogadores se juntem a nós na nossa demanda.

Se estivermos numa de jogar num jogo multiplayer, onde podemos seguir a historia, mas no jogo de alguém.

 

Gráficos: 9,0

São uma maravilha para os olhos.

O jogo, devido á sua natureza mais sombria, é passado essencialmente com zonas de baixa luminosidade, mas desengane-se quem pensa que isto permite baixar a qualidade. A luz das tochas, fogueiras e outro tipo de fontes de luz (umas mais mágicas que outras), permitiu a Blizzard brincar com as sombras, dando sempre um ar muito real a todo o tipo de movimentos. Quando a isto, juntamos os feitiços, as explosões, fantasmas, e todo um tipo de acções e personagens que contribui para um bonito quadro de chacina, temos um sem fim de imagens espectaculares, que agradam mesmo aqueles que torcem o nariz ao jogos de RPG passados numa época medieval.

O movimento das personagens é fluido e realista, sejam elas NPC ou não. O único ponto que acho que podiam ter ido um pouco mais além, prende-se com as personagens das Cidades, onde ficam estáticas, à espera que vamos falar com eles, sejam porque fazem parte da história, ou porque têm algo a acrescentar à história. Penso que a Blizzard podia ter dado mais vida a estas personagens.

 

 

Som: 8,5

Fiz a análise deste jogo, num sistema de som 5.1, o que torna todo o ambiente de jogo muito mais envolvente e dramático. A banda sonora é muito boa, tendo até, na cópia que nos entregaram, direito a um CD de música, onde se encontram também as músicas do Diablo II.

O que ainda estou a decidir se é bom ou mau, é a decisão da Blizzard em usar os mesmos sons para algumas das acções. Por exemplo, quem tenho jogado ao Diablo II, reconhece logo o som das moedas a cair… Não sei se foi esperto da parte deles, ou se foi preguiça. Pelo menos os meus ouvidos não tiveram de se adaptar a novos sons importantes, e não devo perder muitas moedas caídas ao longo do jogo.

 

Jogabilidade: 9,5

Fácil de jogar e altamente viciante.

Ao iniciarmos o jogo, temos de escolher uma profissão de entre as 5 disponíveis: Barbarian, Witch Doctor, Wizard, Monk e Demon Hunter.

Cada um tem os seus atributos e modo de jogar próprios, tentando agradar a todo o tipo de jogadores. Depois de escolhida a profissão e de a baptizarmos, somos brindados com uma pequena história, para dar algum background à personagem. No fim, por um motivo ou por outro, todos eles foram compelidos a ir averiguar o meteorito caído na cidade, e que aparenta estar a provocar tumultos na cidade de Tristram.

As cinemáticas são espectaculares, e conseguem puxar-nos para o jogo com muita facilidade. Ao longo do jogo, vamos apanhando diversos objetos, uns genéricos, outros exclusivos de profissões. Podemos usar, guardar na cidade numa arca só nossa, que pode ser acedida pelos vários personagens do jogador, vendidos, ou leiloados. Pessoalmente, nunca usei o leilão, mas acredito que não seja muito diferente do sistema disponível no WoW, e que a Blizzard tem vindo a evoluir ao longo do tempo. Segundo a Blizzard, num futuro muito próximo, poderá ser usado dinheiro real para comprar objectos.

Existem também vários pequenos objectivos, que vão desde o “Apanhe 10000 moedas de ouro” ou o “Compre todo o tipo de armas disponiveis”, entre outros. Estes objectivos são recompensados com dinheiro e pontos de experiencia, que nos permite evoluir a personagem.

O sistema de Skills é bastante simples, não nos obrigando a tirar mais uma licenciatura só para tentar evoluir uma personagem com os skills certos. Quando subimos de nível, podemos escolher entre usar uns skills novos, quando disponíveis, ou o melhoramento do anterior, através da selecção de runas. A qualquer altura podemos alterar a opção, não fazendo desta escolha o arruinar de uma personagem em caso de uma má decisão. A partir de certa parte do jogo, começam a aparecer os NPC que nos podem acompanhar na nossa demanda, aos quais podemos também escolher quais os skills a evoluir quando sobem de nível. Podemos também equipá-los com alguns objetos, mas não todos, estando limitados às armas, escudos, colar e anéis. Não se pode dizer que seja muito mau.

Os combates são acessíveis, mas não demasiado, o que faz com parecer que a personagem está sempre na linha do necessário para passar certas partes do jogo. Os monstros são muito diversos, e uns são altamente nojentos, outros irritantes e outros assustadores. O que garanto é que vão de certeza bater o vosso recorde pessoal de “cpm”.. Cliks por minuto 🙂

Até esta altura, ainda não evolui muito no jogo, tendo criado um Wizard, que vai no nível 12, mas continuo altamente agarrado à história, e à vontade de evoluir a minha personagem até fazer inveja a Zeus, mas não é o que queremos todos?

 

Longevidade: 9,0

Sempre mais uma missão.

A julgar pela longevidade do Diablo II, este não vai ser de maneira nenhuma mais curto. Aliás, se a Blizzard pode ser acusada de alguma coisa, é de fazer render o peixe. E o Diablo III não é excepção: tenho a certeza que mesmo depis de acabar o jogo, podemos sempre entrar no jogo com alguém, quer seja para dar uma mão, ou para fazer subir a personagem mais um bocadinho, ou mesmo para apanhar aquele objecto que nos escapou…

 

Nota Final-9,0

[0…....10]

 

Como conclusão, quero deixar aqui um exemplo daquilo que me referi ao inicio com a capacidade de atrair novos jogadores: sendo eu um fã dos dois capitulos anteriores, fiquei imensamente satisfeito com a saída do Diablo III, e imediatamente viciado. Mas, hoje tenho também o meu filho, que na altura dos outros não era mais do que uma esperança (para não usar outro termo mais Português). Imediatamente após eu ter começado a jogar, começou a abrir os olhos e a debitar bitaites e opiniões acerca do meu personagem e da minha maneira de jogar (Ah!). É claro que quis logo fazer uma personagem para ele para jogar também. E, através dele, que não tinha nenhum dos meus vicios, apercebi-me realmente da facilidade de encaixe no jogo, assim como da maneira inteligente e viciante que a Blizzard tem em atrair mais jogadores. Assim, quero realmente salientar o espectacular jogo que a Blizzard, mais uma vez, lançou. E se estão indecisos em comprar, não esperem mais e vão já contribuir para o aumento das vendas do jogo, que bateu o record de vendas, tendo sido vendidos 3,5 milhões de cópias no primeiro dia.. Acha que estes estão todos enganados?

Género: RPG Plataforma Analisada: Mac Outras Plataformas: PC (Xbox 360???, Playstation 3????) Homepage: Diablo III Diablo III Patch 1.0.2a – v.1.0.2.9858 Patch 1.0.3 Design Preview

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