A chegada da Cortana à Xbox era uma certeza que todos os utilizadores desta consola já tinham. Em 2016 estará disponível para todos e para se integrar de forma plena com o novo sistema operativo da consola da Microsoft.
Segundo a Microsoft alguns utilizadores iam ter acesso mais cedo, mas apenas se esperava mais para o final do ano esta chegada. Mas afinal esta data foi antecipada e a Cortana já está na Xbox One.
A assistente virtual da Microsoft está a começar a ocupar o seu espaço nos diferentes sistemas operativos da empresa e a sair do mundo móvel, onde nasceu.
Todo este trabalho da Microsoft tem funcionado como a empresa previa, com a adopção da Cortana a ser massiva, nos países onde é disponibilizada.
Muito para além de ser apenas uma simples forma de pesquisa, a Cortana permite aos utilizadores realizarem acções nos sistemas e obter informação útil e relacionada com as necessidades destes.
A chegada à Xbox One, apesar de ser oficial, não está ainda totalmente pública e nem deveria ser dado acesso aos utilizadores. Mas como é normal nas versões de testes, os utilizadores exploram de forma muito mais intensiva e a novidade foi descoberta.
Apesar de estar já muito madura e capaz de ser usada, esta versão da Cortana precisa ainda de muito trabalho por parte da Microsoft, antes que sura de forma oficial para testes.
Cortana on Xbox One pic.twitter.com/ZtHinjHxEF
— Tom Warren (@tomwarren) 9 outubro 2015
Para ter acesso à Cortana é necessário que a Xbox One esteja a correr a versão de testes do seu novo sistema operativo, que já foi distribuído a alguns utilizadores.
Esta é uma versão de testes com o mesmo propósito que o programa Insider tem para o Windows 10 e para o Windows 10 Mobile.
A forma de acesso não é muito intuitiva, mas simples de ser executada. Vejam então os passos necessários:
- Carregar duas vezes no botão Home da Xbox para abrir o guia
- Descer até ao separador das definições (ícone roda dentada)
- Carregar para a esquerda para entrar na zona de definições
- Carregar para cima até o marcador verde desaparecer
- Carregar no botão A do comando várias vezes até a Cortana surgir
Depois é usar da mesma forma que o fazem no Windows, perguntando-lhe tudo o que queiram.
Sendo esta nova versão do sistema operativo da Xbox One um Windows 10, adaptado e preparado para correr nesta consola, é lógico e normal que a Cortana visse também para esta parte importante da Microsoft.
Ainda sem estar oficialmente disponível, mesmo para ser apenas testada, a verdade é que a Cortana está já acessível na Xbox, mas para um grupo limitado de utilizadores.
Em 2016 poderá ser acedida por todos, de forma directa e sem necessitarem de estar a ser chamada de uma forma quase complicada. A Cortana será mais um elemento de integração com o Windows 10 e com todo o ecossistema da Microsoft.