Pplware

ZON@FON – O Fonera associa-se à ZON

Rodrigo Costa, director executivo da ZON Multimédia, assinou uma parceria alargada com Martin Varsavsky, fundador e director da FON, empresa gestora de uma comunidade de partilha de hotspots Wi-Fi privados, para a criação da maior rede Wi-Fi portuguesa, a ZON@FON Wi-Fi Community. O objectivo da ZON Multimédia é massificar a actual oferta de redes Wi-Fi acessíveis, aproximando a rede Wi-Fi ZON@FON dos acessos internet de banda larga móvel, quer em questão de conveniência, quer em termos de acessibilidade generalizada, através da aplicação do modelo de partilha da FON.

A FON, financiada por investidores como a Google ou a Skype, entre outros, gere a maior rede internacional de Wi-Fi partilhada, para além de produzir e disponibilizar o software e serviços essenciais à manutenção da comunidade.

Os equipamentos da FON permitem que os utilizadores partilhem, com outros utilizadores, a sua ligação doméstica ou comercial à internet, via Wi-Fi, através da criação de duas redes sem fios independentes, uma delas segura e estanque, para utilização pessoal do utilizador que partilha, denominado Fonero, outra aberta, para utilização livre.

Ao partilhar a sua ligação à internet, é conferida ao Fonero a possibilidade de aceder gratuitamente a todos os hotspots Wi-Fi FON do mundo. Os hotspots Wi-Fi da FON podem ainda ser utilizados por utilizadores que não partilhem a sua ligação, denominados ‘aliens’, mediante pagamento. Nalgumas modalidades, os Foneros recebem, ainda, uma percentagem dos valores pagos pela utilização do seu hotspot.

A FON possui já acordos semelhantes com alguns fornecedores de acesso Internet europeus, como a British Telecom ou a francesa Neuf Cegetel.

Com a assinatura do acordo entre a ZON Multimédia e a FON, todos os utilizadores ZON Netcabo passam a poder beneficiar, durante 6 meses, de acesso gratuito aos 2500 hotspots FON já existentes em Portugal.

Findos os 6 meses da experiência ZON@FON, os utilizadores poderão adquirir o equipamento necessário à manutenção do serviço, o router Wi-Fi La Fonera +, por cerca de 40 euros e a partir de Setembro, o ZON Home Media Gateway, um equipamento totalmente integrado, englobando todos os serviços ZON e a funcionalidade ZON@FON, por cerca de 50 euros.

O ZON Home Media Server incluirá algumas funcionalidades ZON@FON exclusivas, começando pela preservação da totalidade de largura de banda na rede pessoal do Fonero, sendo a largura de banda dedicada ao acesso público, cerca de 2 Mbps no período inicial, inteiramente independente.

Apesar de todos os serviços e produtos FON em Portugal assumirem a designação ZON@FON, os actuais utilizadores portugueses FON não serão afectados pela transição, mantendo-se as condições de utilização gerais da FON, independentemente do seu fornecedor de acesso internet, excepto as exclusivas ao ZON Home Media Server. Tek

Quantos de nós temos um La Fonera em casa? Eu tenho! Router sem-fios, pequenino, barato, e já com a filosofia de dar e receber… Para quem nunca ouviu falar dê uma olhada no mapa de utilizadores em Portugal.

O que acham desta parceria?

Exit mobile version