O YouTube está a trabalhar para que a pesquisa sobre primeiros socorros, na plataforma, direcione o utilizador para vídeos feitos por profissionais de saúde.
O YouTube é (quase) um poço sem fundo, tendo vídeos explicativos para tudo e mais alguma coisa. Aliás, por ser alimentado pelos próprios utilizadores, tem vídeos a responder e a apresentar soluções para os mais insólitos problemas e imbróglios.
Ora, conteúdos sobre primeiros socorros também abundam por lá. Contudo, por se tratar de um tópico mais delicado, o YouTube vai começar a priorizar os vídeos feitos por especialistas, por profissionais de saúde.
Caso o utilizador precise, pode encontrar, à partida, instruções dadas por fontes credíveis.
O YouTube organizou a criação de vídeos de orientação sobre primeiros socorros com a Cruz Vermelha Mexicana e a Mass General Brigham, uma rede de médicos e hospitais nos Estados Unidos. Outras organizações de saúde reconhecidas, como a American Heart Association, também colaboraram.
Os vídeos, que tomarão a forma de instruções curtas, aparecerão destacados no topo dos resultados de pesquisa. A plataforma já tem conteúdos para alguns cenários: reanimação cardiopulmonar (RCP) ou a manobra de Heimlich, e como proceder em caso de sangramento, convulsão, acidente vascular cerebral ou mesmo overdose de opioides.
Estamos a tornar ainda mais fácil encontrar vídeos passo a passo sobre primeiros socorros básicos e cuidados de emergência de organizações de saúde conceituadas.
Anunciou o YouTube, numa publicação.
Inicialmente, esta iniciativa estará apenas disponível nos Estados Unidos, em inglês e em espanhol. Depois, mais países e línguas serão adicionados, de acordo com o YouTube.