Há exatamente 30 anos, um engenheiro de software britânico submeteu uma proposta “vaga, mas interessante” ao seu superior. Um novo sistema de gestão de informação que viria eventualmente a ser conhecido como a World Wide Web. Por outras palavras, a Internet como a conhecemos hoje e tal como é celebrada pela Google.
O seu “pai”, Tim Berners-Lee queria criar uma plataforma de partilha de informação para os cientistas e investigadores do CERN. Contudo, a sua criação acabaria por mudar (e unir) o mundo.
Foi neste dia, a 12 de março de 1989 que Sir Tim Berners-Lee submeteu uma proposta inconspícua. Mais tarde, a mesma viria a chamar-se World Wide Web, o www que colocamos no topo da barra de endereços quando queremos navegar até algum destino ou sítio da Internet. Efeméride que não passou despercebida à Google.
Aliás, o que seria a Google sem a World Wide Web?
O Google mais não é do que um eficaz motor de busca na Internet, portanto, a sua mera existência deve-se ao projeto submetido pelo engenheiro britânico há já três décadas. Assim sendo, para marcar este importante aniversário a Google lançou um novo Doodle. Além disso, providencia-nos com a respetiva contextualização.
Nesse mesmo ano seria lançado no mercado o Macintosh Portable, bem como o primeiro Game Boy, o filho pródigo da Nintendo. Entretanto, o muro de Berlim ainda desafiava a união de um povo, com a outra união, a soviética já no seu crepúsculo perante o sopro inabalável da liberdade.
Então com 33 anos, o engenheiro britânico apresentou uma proposta ao seu superior que a classificaria de “vaga, mas interessante”. Assim, 30 anos depois o interesse em torno da World Wide Web é uma constatação do óbvio. Aliás, tornaria a Internet num sistema acessível a todo o mundo, e parte integrante das nossas vidas.
Da Internet à World Wide Web
Apesar do ceticismo inicial, o superior de Tim Berners-Lee daria luz verde ao projeto. Por conseguinte, dois anos depois, em 1991 os primeiros servidores externos da Internet já estavam a funcionar. O resto está escrito nos livros de História, mudando para sempre o curso da Humanidade.
Nunca antes fora tão fácil partilhar informação, nem nunca antes o mundo esteve tão interligado. A Internet tornou-se de tal forma uma parte das nossas vidas que a sociedade atual se desintegraria caso esta eventualmente falhasse, provocando repercussões a todos os níveis.
Caso utilize a Internet para aceder ao email, ou caso o seu negócio se deva atualmente à World Wide Web, o contributo de Berners-Lee à sociedade é inestimável. Assim, da próxima vez que escrever “www” na barra de endereços do seu browser, agradeça não só à Google, mas também a este Sir.
O futuro da World Wide Web de acordo com Tim Berners-Lee
O próprio criador da World Wide Web aproveitou este aniversário para operar um ponto de situação sobre a rede global. Assim, numa carta cunhada pelo próprio, afirmou o seguinte:
Hoje, 30 anos após a minha proposta original para um sistema de gestão de informação, metade do mundo está online. É o momento para celebrar o que já conseguimos, mas também uma oportunidade para refletir até onde temos de chegar. A Word Wide Web tornou-se num fórum público, uma clínica, shopping, escritório, bem como uma escola, banco e muito mais. Contudo, a cada novo website, a cada nova caraterística, a distância entre os que estão online e aqueles que não estão vai aumentando. Assim, torna-se imperativo tornar a Internet e a Web acessível para todos”.
Orgulhoso de tudo o que a sua rede já conseguiu, Berners-Lee deixa assim novos desafios para a sua Web, destacando o seu papel enquanto fator de união e promoção da igualdade. Já, numa nota não relacionada, poderá aceder aqui a uma réplica do primeiro sítio da web (website).