Pplware

WordPress 3.3 disponível para download

O WordPress é sem dúvida uma das maiores plataformas de publicação web que está presente na Internet. Permite que de forma muito rápida e sem grandes conhecimentos de criação de páginas web consigamos ter disponível um site com um layout apelativo e pronto a receber todos os conteúdos que temos para colocar à disposição de todos os Internautas que pretendemos que nos visitem.

Como grande plataforma que é, está em constante desenvolvimento para que sejam disponibilizadas novas funcionalidades a todos os seus utilizadores. Se as últimas versões trouxeram grandes novidades, a versão que foi ontem disponibilizada, a 3.3, não deixa fica atrás, apesar desta vez estarem mais focadas a usabilidade e não nas funções core.

Como é hábito desde o seu início, também esta versão tem o nome de um músico. Desta vez foi dedicada a Sonny Stitt, um saxofonista de Jazz. Esta versão está já disponível para download pelo que podem descarregá-la directamente dos servidores da WordPress ou podem realizar o upgrade através da vossa instalação actual.

As novidades da versão 3.3 pretendem tornar o WordPress ainda mais simples de usar. Os menus passaram a estar colapsados e assim ocupam um espaço menor na interface de administração. Basta passarem com o rato por cima de cada uma das opções do menu para que o sub-menu correspondente seja apresentado.

A barra de administração e o cabeçalho foram fundidos e passam a estar disponíveis numa única barra quer facilita e permite uma poupança de espaço.

A novidade maior do WordPress 3.3 está nos ficheiros que adicionamos. Deixamos de ter várias zonas consoante o tipo de ficheiros que enviamos para o WordPress. A selecção e o preenchimento de campos específicos para cada tipo é apresentada depois de os enviarmos para o servidor, e sempre baseados no tipo.

Uma outra novidade é a possibilidade de arrastarmos ficheiros para o WordPress. Passamos a ter a possibilidade de fazer drag-and-drop para a sua interface, sem limite ao número de ficheiros. Foram ainda adicionados vários formatos suportados, tais como 7zip ou rar.

A partir de agora, e sempre que actualizarmos o WordPress passamos a ter disponível uma página onde nos serão apresentadas todas as novidades. Existirá ainda tooltips para as novidades, sempre que depararmos com uma.

Para além destas novidades que vão ser facilmente detectadas, a equipa que desenvolveu o WordPress 3.3 trouxe a público algumas mudanças mais profundas e menos visíveis. A co-edição de artigos foi melhorada, passa a existir um importador de conteúdos do Tumblr, melhorias ao nível dos Widgets e sempre que mudarmos de tema, permalinks mais flexiveis e um motor de JQuery completo e actualizado para a sua última versão.

Vejam no vídeo abaixo um resumo de todas as novidades da versão 3.3 do WordPress.

Esta nova versão deverá aparecer para actualização no vosso WordPress nos próximos dias. Façam-na e gozem logo das novidades que esta versão tem.

Se preferirem podem forçar essa actualização ou fazê-la de forma manual. Actualizem o vosso WordPress para terem acesso às novidades apresentadas.

Download: WordPress 3.3 PT [4.4MB] Download: WordPress 3.3 EN [4.2MB]
Homepage: WordPress.org

Exit mobile version