Para o fundador da Wikipedia, os estudantes “fariam melhor em efectuar as suas próprias pesquisas”, em vez que utilizarem a Wikipedia, afirmou na conferência On-line Information, que se realizou esta semana em Londres.
Em 2005, Jimmy Wales disse que a Wikipedia não podia servir de base aos trabalhos dos estudantes, devendo apenas ser uma “primeira abordagem” para investigações mais profundas sobre um determinado assunto.
O princípio da “liberdade de publicação” da Wikipedia foi alvo de críticas, pelo facto de ser possível participar na redacção da enciclopédia, o que pode permitir a publicação de conteúdos inexactos, trocados ou não confirmados.
A Wikipedia instaurou um sistema de verificação das informações, por voluntários, que colocam alertas a assinalar os conteúdos confirmados.
Apesar dos progressos tecnológicos, “não há melhor do que as críticas dos seus pares”, ou seja, de cibernautas, para garantir a fiabilidade dos conteúdos, adiantou Jimmy Wales.
O fundador assegurou, ainda, que a Fundação Wikipedia, sem fins lucrativos, apesar da falta de verbas, continuará a ser independente e não irá recorrer a patrocinadores que possam, no futuro, vir a alterar a sua linha editorial.