A iniciativa WiFi4EU visa proporcionar acesso à Internet de alta qualidade e residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, desde parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital e o aumento do acesso aos serviços públicos ‘online’.
Segundo dados recentes, cerca de 160 autarquias já têm Wi-Fi gratuito disponível.
Mais de metade das autarquias que receberam verbas para a instalação de uma rede Wi-Fi em locais públicos, “cerca de 160, já instalaram os equipamentos” e já têm WiFi4EU, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
O financiamento da União Europeia tem como objetivo cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi. Albufeira, Calheta e Machico (Madeira), Elvas, Montijo, Praia da Vitória e Santa Cruz das Flores (Açores) são alguns dos municípios que já têm projetos implementados – Pode ver aqui.
Alguns municípios estão mais atrasados e têm menos tempo para implementar o projeto. Veja na lista seguinte quais são.
A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:
- a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
- o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.
O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.