Pplware

Esqueceu-se do WhatsApp ligado num PC? Saiba como o desligar remotamente

O WhatsApp já abandonou há muito tempo os dispositivos móveis e conquistou novas áreas. Falamos das apps dedicadas ao Windows e macOS e da versão web, que permitem uma ainda maior liberdade.

Mas como sempre, ao usarmos estas versões alternativas num PC alheio, corremos o risco de o deixar aberto. Esta é uma situação potencialmente perigosa, mas que o WhatsApp permite contornar. Veja como o pode fazer.


O acesso ao WhatsApp fora do smartphone requer a leitura de um código QR apresentado. Isto permite que fique registado os sítios onde temos o WhatsApp a ser acedido, garantindo o controlo necessário.

Este serviço está acessível em qualquer lado

Como qualquer outro serviço, o WhatsApp permite acesso via web ou a aplicação no sistema operativo. Isto garante certamente que podem ter a conta sincronizada em qualquer dispositivo e acessível em qualquer lado.

Isto potencia, sobretudo aos utilizadores mais descuidados, um problema recorrente. Levam a que estes fiquem esquecidos e, ao mesmo tempo, acessíveis por qualquer pessoa que venha a usar o PC depois.

Esqueceu-se do WhatsApp ligado num PC?

Caso pretendam resolver uma situação destas, o processo é muito simples e nem requer o acesso ao PC onde estiveram a aceder ao WhatsApp. Basta usar a versão móvel deste serviço e tudo está na app.

Abram o menu da app, os 3 pontos no canto superior direito, e escolham a opção WhatsApp Web. Esta é a mesma que usaram para garantir o acesso. Aí dentro, vão encontrar a lista dos acessos onde este serviço está a correr fora do smartphone.

Eliminar remotamente a ligação

Só precisam em seguida de carregar no acesso que querem eliminar. Podem verificar a sua origem tanto pela data do último acesso como pelo tipo, quer seja uma app ou um browser.

Para terminarem essa sessão só precisam de confirmar na mensagem apresentada. Se preferirem podem eliminar todas as sessões. Logo depois desaparece a sessão que acabaram de eliminar.

A app remota deixa de estar ligada ao utilizador

De imediato, sem qualquer intervenção do utilizador, a sessão remota é terminada. Isto significa que o browser ou a app fica sem acesso aos dados do utilizador e às suas conversas e ficheiros.

Posteriormente, e do lado do cliente onde estava a sessão ativa, tudo fica novamente pronto para uma nova ligação. O esperado código QR vai estar igualmente disponível, mudando com frequência para garantir segurança.

Não sendo uma dica que podem usar com frequência, garante sobretudo a segurança necessária em caso de esquecimento. Nunca mais vão ter de ficar a pensar que alguém pode estar a ler as vossas conversas privadas ou a conversar em vosso nome.

Exit mobile version