Por Henrique Dias para o Pplware.com
A Internet é como o oceano: é uma vasta área cheia de informação, boa e má. Por dentro das brumas da Internet, existem muitos mistérios para serem desvendados como, por exemplo, a “Deep Web” de que já vos falámos aqui.
A 7 de Março de 2013, foi criado um canal no YouTube chamado Webdriver Torso e, desde então, este canal tem intrigado e suscitado dúvidas por todo o mundo. É um estranho sítio na Web!
Mais intrigante que as suas imagens é o facto deste canal ter já mais de 78 mil vídeos. Destes, a grande maioria tem a duração de exactamente 11 segundos onde são apresentados dois rectângulos, um azul e um vermelho que mudam de posição por slides. Estes rectângulos são acompanhados de estridentes sons agudos.
Inicialmente, existia a teoria de que este canal não passava de um simples canal de testes porém, ao longo do tempo, esta teoria foi-se desmantelando dada a quantidade de vídeos absurda. Este canal, mesmo sem ter qualquer significado aparente, já conta com mais de 31 mil seguidores, tendo mais de 3 milhões de visualizações.
O Webdriver Torso faz upload de cerca de 400 vídeos por dia, daí a teoria de automatização.
Abaixo encontra-se um dos milhares de vídeos publicados neste canal:
Existe uma empresa, a SeleniumHQ, que tem um produto chamado Selenium WebDriver que serve testa páginas na Web como se de um utilizador real se tratasse. Esta empresa já foi contactada, contudo negou qualquer relação com o canal do YouTube.
A BBC emitiu um relatório que tentou desvendar o local de onde provinham os vídeos e a França foi mencionada no mesmo. Além do mais, também efectuou o download de todos os vídeos para tentar encontrar algum padrão mas não foi bem sucedida.
Destes vídeos, existem apenas dois que não seguem este padrão: o primeiro conta com uma cena dos desenhos animados “AquaTeen Hunger Force” e está apenas disponível na França por cerca de 2€ e foi lançado cerca de um mês após o primeiro vídeo com rectângulos; o segundo mostra a Torre Effiel durante um espectáculo de luzes.
Quando pesquisamos “Webdriver Torso” no YouTube, o layout da página é alterado para condizer com as cores dos rectângulos utilizados nos vídeos do canal.
Algumas informações sugerem que poderá ser um escritório da Google em Zurique por detrás desta plataforma, mas propriamente pela mão de Matei Gruber, um provável trabalhador da empresa. Certamente, que a Google está envolvida dada a mudança de layout do YouTube.
Curiosamente, existem mais 3 canais que foram criados no mesmo dia e que apresentam vídeos com as mesmas características mas não produzem nenhum efeito na pesquisa do YouTube. Estes são o Webdriver YPP, Webdriver IVPE e Ekaterina Basic.
Quem será esta “entidade” misteriosa?