O segmento dos browsers é ainda liderado, sem margem para qualquer dúvida, pelo Internet Explorer. O browser da Microsoft tem conseguido aguentar-se no topo mas o Google Chrome e o Firefox da Mozilla têm vindo a crescer, segundo dados da netmarketshare.
Recentemente foi anunciado o Vivaldi, um novo browser para utilizadores avançados.
Depois da Microsoft apresentar o Project Spartan, eis que aparece mais um novo browser que promete revolucionar este segmento já em 2015. Com o nome Vivaldi, este browser pertence ao ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características interessantes.
Ao nível das funcionalidades, esta browser permite combinar vários separadores num único, permite registar anotações no próprio browser (tal como o Spartan da Microsoft), as cores dos separadores adaptam-se à cor do site visitado, Speed Dial para acesso rápido aos sites nos favoritos, personalização da interface a vários níveis, bookmarks com capturas de ecrã, entre outras.
Personalização da interface a vários níveis
Cores dos separadores adaptam-se à cor do site visitado
Actualmente o Vivaldi ainda está na versão “Technical Preview” mas pelo que testamos está já num nível bastante interessante.
No futuro há intenções deste browser ter já um cliente de e-mail, um serviço de chat, suporte para dispositivos móveis, suporte para extensões, etc.
Disponível para Windows, Mac e Linux, o Vivaldi tem como base o projecto Chromium (com motor Blink) e a interface recorre tecnologias web tradicionais como é o caso do Node.js, HTML5 e React.