Pplware

Vítima de Ransomware? Checklist do que deve fazer…

A sua empresa foi vítima de Ransomware? Infelizmente é uma das ameaças mais populares e nesse sentido é preciso ter implementados os mais diversos controlos. Hoje deixamos uma checklist caso a sua empresa tenha sido vítima de Ransomware.


Ransomware é um tipo de malware que cifra os ficheiros de um sistema, sendo posteriormente exigido um regate (ou “ransom”) em dinheiro em troca da chave criptográfica. Esses ataques são normalmente conduzidos por cibercriminosos que têm como objetivo extorquir dinheiro das vítimas. Uma vez que os ficheiros são cifrados, os utilizadores ficam impedidos de lhes aceder. O pagamento solicitado pelos cibercriminosos é normalmente em criptomoedas, como a Bitcoin, que proporcionam um certo nível de anonimato aos criminosos.

O ransomware pode ser distribuído por várias vias, incluindo e-mails de phishing, sites maliciosos, integrado em software pirata e em supostas correções de vulnerabilidades de segurança para sistemas operativos e aplicações.

Ransomware Checklist para uma recuperação mais rápida

Após o ataque cujo vetor de ataque foi ransomware, é importante ter um plano para saber o que fazer. Hoje, deixamos uma checklist para o efeito.

#1 – Isolar as máquinas infetadas

#2 – Notifique a equipa de segurança do IT 

#3 – Registe o incidente

#4 – Mude as credenciais

#5 – Registe o pedido de resgate

#6 – Não pague o resgate

#7 – Atualize os sistemas

#8 – Recuperação dos dados

Caso seja vítima de um ataque por Ransomware contacte o CERT.PT que é um serviço integrante do CNCS que coordena a resposta a incidentes.

Exit mobile version