Pplware

Vai viajar para os EUA? Tenha cuidado ao ligar-se à Internet nestes aeroportos

Estamos em época de férias e as viagens pelo mundo já estão programadas. Os Estados Unidos são um destino para muitos viajantes mas há precauções a ter.

Já aqui demos algumas dicas para utilizar a tecnologia de forma segura nas suas férias e agora surgiu um estudo que dá conta dos 10 aeroportos dos Estados Unidos onde existe menos segurança nas ligações às suas redes públicas e onde deve evitar ligar o seu smartphone.


Uma das advertências recorrentes dadas aqui no Pplware quando se trata de redes Wi-Fi públicas é para o facto destas poderem esconder alguns perigos para os quais não está preparado. Estas podem estar sob vigilância dos hackers que facilmente conseguem intersetar as suas comunicações, ter acesso às suas senhas, números de cartão de crédito ou outras informações pessoais.

A utilização da rede móvel ou de ligação a estas redes públicas através de uma VPN são as formas aconselhadas para se manter seguro enquanto acede à Internet. Existe até uma forma simples de ter acesso às passwords de Wi-Fi dos aeroportos, mas tem que estar consciente dos perigos que corre.

 

Dos Estados Unidos, à extrapolação para o mundo

Uma empresa de cibersegurança, a Coronet, levou a cabo uma pesquisa onde analisou a rede Wi-Fi de 45 dos mais movimentados aeroportos dos Estados Unidos e detetou graves falhas que colocam em causa a segurança e privacidade dos utilizadores.

Com o objetivo de identificar os aeroportos de maior risco cibernético, a Coronet recolheu dados de mais de 250 mil terminais para consumidores e empresas dos 45 aeroportos mais movimentados dos EUA durante 5 meses.

Deste estudo estes foram os 10 aeroportos que apresentaram mais vulnerabilidades:

Deste estudo, nenhum dos aeroportos foi classificado como isento de risco e isso é algo óbvio de se entender. No entanto, existiram alguns que se destacaram como menos vulneráveis como o Chicago Midway International Airport ou o Raleigh Durham International Airport com um índice de ameaça abaixo dos 5 pontos.

É fácil pegar neste estudo e extrapolá-lo para os aeroportos do resto do mundo, sendo importante reforçar a necessidade de utilização de uma boa VPN quando existir acesso a estas redes públicas ou à simples utilização de dados móveis.

| Americas Most Insecure Airports [PDF]


Leia ainda:

Exit mobile version