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Vamos às compras? Introdução ao MB WAY e Paypal

Uma das áreas que a Internet veio revolucionar foi a do comércio, na forma como o consumidor realiza as suas compras e na abordagem que as marcas e empresas tiveram de criar para se adaptar a este “novo” meio.

Apesar de uma boa parte dos consumidores já estarem acostumados com as compras online, ainda são vários os reticentes com esta temática, nomeadamente no que toca a pagamentos. Fique a conhecer as bases práticas do e-commerce de modo a poder também entrar no enorme centro comercial presente na Internet.


Em 2017, segundo o relatório da ACEPI, 36% dos portugueses realizaram compras online num valor total que acendeu a 4,6 mil milhões de euros. São valores positivos e com um registo de crescimento ao longo dos últimos anos, mas que continuam abaixo da média europeia.

Um dos principais motivos para os consumidores não envergarem neste mundo do comércio eletrónico é o desconhecimento das ferramentas disponíveis para este meio, a sua simplicidade e segurança. Ao longo dos próximos artigos iremos abordar algumas dessas ferramentas e serviços, de modo a poder efetuar as suas compras online com segurança e facilidade.

MB WAY

O MB WAY, serviço gratuito da SIBS criado em 2015, engloba uma panóplia de capacidades bastante interessantes e úteis para o consumidor, desde transferências imediatas entre aderentes usando apenas o número de telemóvel, pagamentos por QR Code ou NFC com o smartphone Android, entre muitas outras opções. Desde o dia 27 de setembro de 2017, o MB WAY integrou na sua app o antigo serviço independente MB NET, que permitia gerar cartões virtuais temporários para compras online.

Deste modo, e estando acoplado ao cartão de débito, dispensa a subscrição de cartões de crédito e não divulga os dados reais do cartão, porque apenas são usados os dados do cartão virtual gerado na aplicação. O MB NET tem uma grande abrangência, visto ser possível usá-lo em qualquer loja online que suporte cartões das marcas VISA, MasterCard ou American Express.

PayPal

Apesar de grande parte das lojas de comércio online suportarem cartões de crédito VISA, MasterCard ou AMEX, o PayPal é uma excelente alternativa na hora de realizar pagamentos de compras na Internet. Criado no final do século XX e posteriormente adquirido pelo eBay, é o principal meio de pagamento neste site e está disponível em 180 países e suporta transações em 25 moedas correntes.

O registo no PayPal é bastante simples e intuitivo, ficando ligado à sua conta de e-mail. Poderá ligar cartões de débito, crédito e contas bancárias ao PayPal, de modo a poder levantar e depositar fundos na conta. Tem uma das mais baixas taxas de burla do mercado, estando nos 0,3%, e o PayPal é reconhecido pelas suas políticas de proteção do comprador e vendedor.

Esta política será relevante em caso de engano por parte do vendedor, em que não há entrega do produto ou este não corresponde ao estipulado, ou até mesmo estragos provocados durante o envio. Nem todos os produtos são cobertos por esta política: por norma, todos os artigos físicos que possam ser enviados por correio e que não sejam proibidos por Lei estão incluídos neste programa de proteção.

Nas compras online há sempre um risco intrínseco, tal como em quase todas as situações, e por isso o consumidor deve estar sempre atento e tomar algumas precauções que o defendam de situações menos agradáveis. Consultar o feedback do vendedor é crucial e usar ferramentas de pagamento que sejam seguras e que salvaguardem os seus investimentos é também bastante importante.

Ao longo dos próximos artigos iremos aprofundar mais estas políticas de proteção do consumidor e também explicar passo a passo os procedimentos que deve seguir para concretizar um negócio online, muitas vezes com um preço bem mais convidativo do que o encontrado numa loja física nacional.

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