Pplware

Vamos aprender a instalar Progressive Web Apps no Chrome 70

Ainda não atualizou para o Chrome 70? Já o pode fazer a partir daqui! É verdade que esta versão não traz muitas novidades pois o foco é a correção dos problemas que apareceram com a versão 69, no entanto a versão 70 traz agora suporte para Progressive Web Apps (PWA).

Aprenda como pode instalar uma PWA no Chrome 70.


O que é uma Progressive Web App?

Uma Progressive Web App distingue-se de uma aplicação nativa pelas suas capacidades de ser executada em várias plataformas, independentemente do sistema operativo, pois é executada na web através do browser.

Como instalar uma PWA?

Atualmente já existem vários serviços que disponibilizam PWAs. Um dos exemplo é o Spotify. Para tal basta que abra este link no Chrome 70 e depois clique no Menu do browser (três pontos na vertical) e depois escolher simplesmente a opção Instalar a aplicação Spotify.

Em seguida aparecerá uma janela pop-up e deverá escolher a opção Instalar.

Depois de instalada. pode encontrar a mesma via Menu Iniciar como se fosse uma app nativa.

Ativação no macOS e Linux

De acordo com as informações, nos sistemas Linux e macOS o suporte para Progressive Web Apps vem desativado por omissão. Para ativar basta inserir este link: chrome://flags/#enable-desktop-pwas e ativar a flag Desktop PWAs.

E está feito! Por agora ainda não há muitos serviços que disponibilizem PWA mas este tipo de aplicações têm várias vantagens comparativamente às web apps. 

Segundo o Google Developers, uma PWA é progressiva e responsiva, adaptando-se ao dispositivo em que está a ser executada; independente de conectividade devido aos “service workers” indicados anteriormente que lhes permitem funcionar offline; segura, atual e semelhante a aplicações nativas pois o processo de atualização e manutenção é semelhante ao de uma página web; “linkável” e possível de instalar no dispositivo, tal como acontece quando acede ao Instagram pelo Chrome no seu Android, em que após o início de sessão é sugerido pelo site que anexe a PWA no ecrã inicial.

Leia também…

Exit mobile version