Nos últimos dias o Portal das Matrículas tem sido algo de muitas críticas por parte dos pais. O acesso lento tem dificultado as inscrições e nem sempre o processo é pacífico.
Além da lentidão, sabe-se também que o Portal das Matrículas foi alvo de ataque informático. Face a tudo o que está a acontecer, o Ministério da Educação dispensa renovação de matrículas para quase todos.
O Portal das Matrículas é um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula e renovação de matrícula com transferência de escola na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos do Ministério da Educação, privados e IPSS ou equiparados.
Além dos muitos acessos… Portal das Matrículas foi alvo de ataques informáticos
Questionado pelo Expresso, o Ministério explica que ao fluxo de acessos “associado a páginas conexas ao Portal das Matrículas que estiveram em baixo”, juntaram-se ainda “ataques informáticos de elevada complexidade, que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema.”
Ainda de acordo com o Expresso, as renovações de matrículas para todos os anos com exceção dos inícios de ciclo (5.º, 7.º e 10.º) vão processar-se de forma automática, com exceção dos casos em que há mudança de escola. Significa isto que os pais que não conseguiram realizar a matrícula até agora já não o precisam de fazer.
O Ministério da Educação revela, no entanto, que…
Apesar de vários dias em que foram ultrapassadas as 100 mil matrículas diárias, e de já terem sido concluídas cerca de 70% do total, este procedimento [de não realizar a matrícula] vem aliviar o fluxo do Portal das Matrículas e, por conseguinte, poder melhorar a acessibilidade da página, para quem tenha de efetuar a matrícula por essa via
Em resumo…
Se o seu filho vai para um dos anos que não seja o 5.º, 7.º e 10.º, então já não precisa de fazer a matrícula online.
Leia o Comunicado na íntegra
No site da República Portuguesa já pode ser lido o comunicado do Governo sobre a matéria.
Renovações automáticas de matrículas
As renovações de matrícula para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos passam a processar-se de forma automática, com exceção das transferências de estabelecimento de ensino.
Todos os anos de início de ciclo – 5.º, 7.º e 10.º anos –, bem como as transferências, continuarão a ser tramitadas no Portal das Matrículas.
Apesar de vários dias em que foram ultrapassadas as 100 mil matrículas diárias, e de já terem sido concluídas cerca de 70% do total, este procedimento vem aliviar o fluxo do Portal das Matrículas e, por conseguinte, poder melhorar a acessibilidade da página, para quem tenha de efetuar a matrícula por essa via.
Além do fluxo de acessos, associado a páginas conexas ao Portal das Matrículas que estiveram em baixo, registaram-se ataques informáticos de elevada complexidade, que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema.