Pplware

Ubiquiti Network: Solução Wi-Fi fantástica a baixo custo (I)

Hoje em dia são raros os edifícios que não dispõem de redes Wi-Fi. Soluções existem muitas mas é importante conhecer as que são adequadas ao nosso cenário e se possível poupar alguns trocos.

No desafio lançado ao Pplware para ajudar na escolha de uma solução Wi-Fi para uma escola, a nossa escolha recaiu sobre a solução Ubiquiti Network. Saibam porquê.


A aquisição de uma solução Wi-Fi para dar cobertura a um edifício ou conjunto de espaços, deve ser feita de acordo com o que realmente necessitamos. Não faz muito sentido investir num ponto de acesso de 500 euros (pelo menos neste cenário), quando podemos ter toda a solução por esse preço.

O desafio lançado ao Pplware consistia em descobrir no mercado uma solução Wi-Fi barata mas fiável, capaz de garantir a cobertura de um edifício com 8 salas (na horizontal). Além disso, toda a gestão da rede Wi-Fi devia ser feita numa única plataforma e, se possível, a partir de qualquer lugar. Era também importante ter estatísticas de utilização da rede.

Depois da análise de algumas soluções bastante interessantes, mas que não encaixavam no plafond disponibilizado, a nossa escolha recaiu sobre a marca Ubiquiti que em Portugal tem a OfficeLan como distribuidor oficial.

 

Qual a solução adquirida?

Tal como referido, a nossa escolha recaiu sobre a marca Ubiquiti Network e por cerca de 500 euros conseguimos adquirir 3 pontos de acesso Ubiquiti UniFi Access Point WiFi Pro AC e um controlador que funciona com base na cloud.

 

Ubiquiti UniFi Access Point WiFi Pro AC

Com um aspeto bastante simplista, os pontos de acesso Ubiquiti UniFi Access Point WiFi Pro AC surpreendem pelas especificações e pelo preço. Das muitas características destaca-se:

Ubiquiti UniFi Controller Cloud Key

O controlador da rede é um equipamento bastante pequeno e barato. Através deste controlador podemos fazer a gestão de toda a rede, com uma simples interface Web, a partir de qualquer lugar.

 

Por várias vezes fomos solicitados para opinar e testar estes produtos e a oportunidade surgiu agora para cenários de aplicação real. Num próximo artigo iremos apresentar a interface de gestão de toda esta plataforma (que nos está a surpreender bastante) e também algumas informações interessantes que esta nos fornece.

Agradecemos à OfficeLan, distribuidor oficial desta marca em Portugal, (empresa PME Líder, em 2017) a oportunidade de usarmos os equipamentos em cenário real.

Exit mobile version