Há uns dias falei-vos do Last.fm, hoje apresento-vos o Twitter, uma grande rede social de micro-blogging, muito em voga nos dias que correm. O Twitter surgiu como pioneiro nesta área e rapidamente surgiram serviços similares como o Pownce ou o Jaiku (comprado pelo Google). Vejam aqui as potencialidades deste serviço.
Muitos perguntam: “micro-blogging?” Um micro-blog é uma espécie de blog, que todos conhecem com certeza, mas numa escala muito mais pequena. No Twitter, as características são as seguintes:
- Cada post é limitado a 140 caracteres.
- O conteúdo diz respeito ao que cada um está a fazer nesse preciso momento.
- Pode-se postar através do site, por SMS, IM, e-mail.
- Cada utilizador tem a sua lista de followers e followings, ou seja, quem nos segue e quem seguimos.
- Existem feeds de RSS dos micro-posts de qualquer utilizador.
- Uma vasta colecção de aplicações, scripts, widgets que permitem, por exemplo, que o utilizador mostre as suas actializações no seu site, blog WordPress, Blogger, etc.
Como utilizar o Twitter:
.Há uns meses fui a uma conferência sobre a Web 2.0, dada por uma empresa portuguesa ligada aos serviços web. Foram esses senhores que nos falaram acerca de inúmeros serviços web 2.0 como este, destacando a sua crescente importância na comunicação entre os empregados, que cada vez mais se encontram espalhados pelo mundo.Dirigindo-se para nós, estudantes ainda em formação, disseram: “Não queremos o vosso currículo. Mostrem-nos o vosso MySpace, o vosso Twitter, o vosso blog.”
É esta a tendência da web, não uma web isolada, mas uma web que interliga e interage todos os seus utilizadores. Confesso que sou uma amante destes serviços 🙂