Pplware

Tutorial: Como instalar o Ubuntu Server no Raspberry Pi

O Ubuntu é das distribuições Linux mais populares do mundo. Esta distribuição tem várias versões, sendo que a mais popular é para Desktop mas também há uma versão direcionada para servidores e mini servidores.

Hoje vamos aprender como instalar facilmente o Ubuntu Server no Raspberry Pi.


De todos os mini PCs que foram lançados nos últimos anos, o Raspberry Pi é sem dúvida o projeto de mais sucesso. Apesar de ser limitado ao nível do poder de computação, podemos criar neste mini PC autênticos servidores. No que diz respeito a sistemas operativos, também existe uma panóplia de soluções.

O nosso objetivo hoje é mostrar como podemos instalar facilmente a última versão do Ubuntu Server no Raspberry Pi.

Instalar o Ubuntu Server no Raspberry Pi com o Raspberry Pi Imager

Uma das formas mais simples de ter o Ubuntu Server num Raspberry Pi é com a ferramenta Raspberry Pi Imager. A ferramenta está disponível para Ubuntu, Windows e macOS. Podem fazer download da ferramenta aqui.

Para carregar a imagem num cartão, basta que execute a ferramenta e escolha Choose OS.

A ferramenta oferece várias funções, mas para este tutorial vamos escolher a opção “Use Custom – Select a custom .img from computer” (isto se já tivermos uma imagem para carregar)

Se não tivermos, podemos inclusive escolher qual o sistema operativo a descarregar. O sistema obtém, da internet, o sistema, e coloca-o no mini PC.

Depois de indicar a imagem, escolher em que cartão pretendemos gravar a imagem e depois basta carregar em Write.

Depois de copiada a imagem, devem arrancar com o sistema e autenticar-se no mesmo usando inicialmente as credenciais ubuntu/ubuntu. De imediato o sistema irá solicitar para mudar a password.

Feito isto, o sistema está totalmente pronto para funcionar.

Exit mobile version