O paradigma da segurança e da privacidade na Internet tem algumas ferramentas que o conseguem resolver. A mais conhecida e mais usada para garantir estas premissas é o Tor Browser.
Presente em muitas plataformas e com atualizações muito frequentes, tinha uma lacuna grave. Esta foi agora resolvida, com a chegada deste browser ao Android, ainda numa versão de testes inicial.
O Tor Browser é a ferramenta que garante o acesso à rede Tor e que, por consequência, dá aos utilizadores a segurança e da privacidade que estes necessitam para aceder a qualquer site da Internet.
Se até agora tudo se estava a concentrar nos sistemas operativos de Desktop, o Tor Project resolveu dar um passo importante e entrou no universo dos dispositivos móveis, começando pelo Android.
Esta é ainda uma versão preliminar e, por isso, tem o selo de Alfa, esperando-se desenvolvimentos e correções de eventuais problemas para o futuro imediato. Ainda assim, qualquer utilizador pode testar já esta versão, com algum grau de confiança.
Tal como nas restantes versões, o Tor Browser é baseado no Firefox, tendo depois uma otimização e customização feita para estar de acordo com os padrões de segurança da rede Tor.
Para as pesquisas na Internet, o Tor Browser usa a opção mais óbvia e com provas dadas ao longo dos anos e este trabalho é entregue no DuckDuck Go.
Importa realçar que para poder usar o Tor Browser no Android, é necessário ter instalada e a funcionar o Orbot Proxy. Este é pedido na primeira utilização do Tor Browser.
Ainda não existe uma data prevista para o lançamento da versão final do Tor Browser no Android, mas espera-se que no início de 2019 este novo browser esteja pronto e disponível na Play Store.
Se precisam de navegar de forma anónima na Internet, então o Tor Browser é a escolha que devem fazer. Com a versão Android agora disponível, fica ainda mais alargada a proposta deste browser de máxima segurança e privacidade.