Pplware

TOP 5 de Serviços Cloud

O caminho está traçado. O alojamento na cloud é cada vez mais o futuro e os serviços de Internet que cada vez são mais rápidos ajudam nessa alteração de hábitos.

Durante estes anos os serviços cloud não sofreram grande mutação. Uns fortaleceram-se, outros melhoraram os preços dos serviços profissionais e outros saíram da sombra. Destacamos 5 que provavelmente foram aqueles que tiveram uma maior ascendência sobre o utilizador.

 

É inegável que cada vez mais usamos os serviços cloud para “tudo e mais um par de botas”. Já lá colocamos os documentos, as fotografias, os vídeos, as capturas de ecrã, colocamos as cópias de segurança, colocamos produção em tempo real e até usamos como “ponte” para termos tudo sincronizado entre dispositivos em diversos sistemas operativos.

 

Quais os requisitos?

Durante este ano fomos avaliando as escolhas, fizemos sondagens, confrontámos preços do mercado Consumer Cloud Storage, falámos com alguns players, com clientes e verificámos os indicadores externos, números indicativos das preferências globais.

Esta compilação foi o resultado de todos os indicadores compilados que nos diz quais os serviços cloud (Consumer Storage) preponderantes de 2015:

 

5º Lugar – Hubic

Este serviço destacou-se em 2015 pela sua oferta e pelo serviço que acompanha o pack entregue ao utilizador. A empresa francesa OVH, neste ano, decidiu ameaçar a concorrência e colocou a oferta com o serviço gratuito de espaço em cloud com 25 GB. Tem apps mobile e a sua utilização é extremamente intuitiva, até porque desenharam o site em português e com muito boa aparência, que permite a gestão de ficheiros via web.

As aplicações estão disponíveis para Windows, OS X e Linux, assim como para Android, iOS e Windows Phone.

Homepage: Hubic

 

4º Lugar – Onedrive

OneDrive é a aposta da Microsoft para aglomerar todos os seus serviços e fazer a ponte entre as várias aplicações que tem ao dispor. Concentra o Office online e joga com o espaço gratuito por forma a cativar a atenção de quem usa os seus produtos e não só. Tem a seu favor o serviço que é um dos melhores e mais seguros no que toca a IaaS assim como DaaS.

Como armazenamento de consumo permite o que os outros permitem e muito mais. Tem apps para os dispositivos móveis mas deixa de fora o Linux. Gratuitamente, sem falarmos em planos agregados na aquisição de produtos da Microsoft, este serviço cloud oferece-lhe 15 GB (lembre-se que a Microsoft reduziu dos 15GB para apenas 5GB mas depois recuou na decisão – ver aqui).

Homepage: Onedrive

 

 

3º Lugar – Google Drive

Este serviço é um tudo em um. Tem uma ligação íntima com o melhor serviço de email que um utilizador pode usar, o Gmail, permite utilizar o Google Docs e permite muito mais.

Além disso o Drive oferece-lhe 15 GB de armazenamento online gratuito da Google. Desta forma, pode guardar fotografias, histórias, designs, desenhos, gravações, vídeos e outros. Tem evoluído com algumas ferramentas colaborativas, como o Keep, por exemplo, mas ainda não é um serviço tão intuitivo para os dispositivos móveis que seja atractiva como outros. Mas, convenhamos, é um serviço que está sempre à mão.

Homepage: Google Drive

 

2º Lugar – Dropbox

Este é um dos mais usados, dos que tem mais aplicações, um sistema cloud multifacetado onde já se viu de tudo. Tem uma óptima integração com todos os dispositivos. O seu marketing tem uma faceta dinâmica que permite a qualquer utilizador conseguir 16 GB de espaço gratuito, mas dá trabalho, tem essa desvantagem!

Tem ferramentas colaborativas que o ajudarão a potenciar o trabalho de forma muito eficiente e tem um trato muito próximo com os ficheiros Microsoft Office, por permitir editar os seus documentos com o Microsoft Word Online, por exemplo. Mas há mais, muito mais. Veja aqui muitos exemplos.

Homepage: Dropbox

 

1º Lugar – Mega

O Mega é o lado “irreverente” da web. É um serviço cloud que conta já com mais de 15 milhões de registos. Lembramos que cada registo tem ao dispor 50 GB de espaço gratuito e um serviço muito rápido e seguro. Esses são os “pergaminhos” deste serviço que foi pensado por Kim Dotcom um dia…

Tem um óptimo serviço de gestão web, tem apps para dispositivos móveis e para Windows, Linux e OS X. É um serviço muito bom. Ok, depois há aqueles que são “ilimitados”, é verdade, mas o Mega tem o hype da irreverência e a velocidade de servidor sem termos de levar com SPAM ou publicidade intrusiva ou uma interface a definhar, como muitos na praça.

Homepage: Mega

 

 

E para além destes?

Há muitos outros que estão disponíveis e que têm igualmente muita qualidade. Destaco, como sempre, dois muito interessantes: Meo Cloud e Abelhas. Mas não podemos deixar de mencionar os seguintes:

Qual é o serviço que usa no seu dia-a-dia?

Exit mobile version