A tarifa social de Internet não é um programa novo e as “ofertas” são muito interessantes. É verdade que, no geral, não têm existido muitos candidatos, aparentemente porque as pessoas ainda não perceberam bem se podem beneficiar desta tarifa social de Internet.
O número de pedidos de tarifa social de Internet (TSI) feitos até à data totaliza 781. Saiba quais os distritos onde foram feitos mais pedidos. Sabia que a TSI tem uma mensalidade de 5 euros +IVA?
Tarifa social de Internet: Apenas considerados 470 elegíveis
Lisboa, Porto, Setúbal e Braga são os distritos com mais pedidos, de acordo com informação pedida pela Lusa à Anacom.
Até terça-feira, “o número de pedidos de TSI é 781”, sendo que o número de pedidos que foi considerado elegível “é 470”, disse à Lusa fonte oficial da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
Entre os vários pedidos realizados para a tarifa social de Internet, existe um que visa o acesso de Internet por satélite. Entretanto, a Anacom aprovou, em 27 de julho, o projeto de regulamento da metodologia de cálculo dos custos líquidos da prestação da tarifa social de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga, publicado em Diário da República em 05 de agosto e que vai estar sob consulta pública até 19 de setembro.
Esta tarifa conta com cerca de 780 mil potenciais beneficiários, o universo da população que beneficia da tarifa social de eletricidade e da água.
A tarifa entrou em vigor este ano e em 21 de fevereiro passado o regulador Anacom tinha anunciado que a mesma já podia ser subscrita.
A tarifa social de Internet tem uma mensalidade de 5 euros +IVA, inclui um mínimo de 15GB de dados por mês, e os operadores devem assegurar uma velocidade mínima de download de 12 Mbps e 2 Mbps de upload, de modo a permitir:
- utilizar o correio eletrónico;
- procurar e consultar todo o tipo de informação em motores de pesquisa;
- utilizar ferramentas educativas e de formação;
- aceder a jornais ou notícias;
- comprar ou encomendar bens ou serviços;
- procurar emprego;
- efetuar ligações em rede, a nível profissional;
- utilizar serviços bancários online e serviços da Administração Pública;
- utilizar redes sociais e mensagens instantâneas; e
- efetuar chamadas e videochamadas com qualidade.