O aparecimento do Torrents Time veio abrir uma nova porta para os sites de Torrents. O streaming pode ser feito directamente e sem qualquer controlo.
Mas parece que esta solução, de que tantos gostam, pode trazer um presente envenenado e representar um perigo para todos os que o utilizam.
Baseado no novo Torrents Time vários sites de torrents têm agora um novo serviço de streaming directo de torrents, a partir das suas páginas. Com este novo plugin tudo fica mais simples e mais rápido.
Mas esta novidade, que tanto agrada, tem na verdade vários perigos dentro de si e foram agora descobertos por Andrew Sampson, criador do Auros, um serviço de streaming de música, também ele pouco ou nada legal.
Ao todo são 7 as falhas que Andrew Sampson e que podem comprometer os utilizadores e a sua utilização destes serviços.
A primeira reside no facto de que com uma simples linha de código os criadores destes sites de streaming poderem colocar qualquer utilizador a partilhar ficheiros, sem que disso tenham conhecimento. Ao mesmo tempo que estão a ver um filme podem estar a transmitir para outros utilizadores qualquer outro ficheiro.
Há também no Torrents Time a capacidade de descobrir um conjunto elevado de informação sobre o utilizador, bastando para isso que se tenha acesso ao JavaScript que lá é colocado. Qualquer um que coloque publicidade nesses sites, por exemplo, consegue saber o IP do utilizador, o seu país de origem, qual o browser que está a utilizar e muito mais. Novamente basta adicionar algumas linhas de código.
Soube-se também que, no caso do OSX, o Torrents Time corre como root, o que abre a porta a um manancial de problemas que não são desejados.
Uma outra falha interessante é que qualquer um pode, novamente com uma simples linha de código, redireccionar os utilizadores para versões diferentes do Torrents Time e que nem sempre têm de ser oficiais ou sequer seguras. Todo o processo se mantém igual mas o download é malicioso.
Estes são apenas os principais problemas que foram descobertos e que podem colocar a nu muito sobre os utilizadores e até permitir alguns abusos.
De fora ficou o processo de utilização de serviços de VPN que apesar de prometerem segurança e privacidade podem, na verdade, estar a encaminhar os utilizadores outros problemas.
Tudo parecia tão simples e rápido de usar, mas na verdade o Torrents Time traz problemas sérios que devem ser resolvidos. A recomendação de Andrew Sampson é que o Torrents Time deve ser removido dos computadores e depressa!