Pplware

Spotify vai usar IA para traduzir podcasts, mas vai manter a voz dos intervenientes

O Spotify está a munir-se de ferramentas e funcionalidades que o colocam em destaque. Agora, a gigante do streaming revelou uma novidade que traduzirá os podcasts que tem disponíveis. A grande diferença é que as vozes dos intervenientes vão ser mantidas, mesmo na tradução.


Há já bastante tempo que o Spotify elegeu os podcasts como uma das suas grandes ofertas, complementando toda a música que tem disponível. Mais do que a música, estas conversas são um dos conteúdos mais importantes e mais consumidos na plataforma, que não para de crescer.

Como a maioria é criada em idiomas estrangeiros, com o inglês no topo, o Spotify resolveu inovar e criar traduções destes conteúdos, mas com um toque único. Mesmo com a tradução, as vozes dos intervenientes vão ser mantidas.

Para conseguir esta funcionalidade, que ainda nenhum outro serviço de streaming oferece, o Spotify vai usar a IA. Associou-se à já conhecida OpenAI, de modo a garantir a qualidade necessária para a tradução acontecer sem recorrer a qualquer pessoa.

A grande diferença aqui é que esta tradução não usará uma voz qualquer, criada por IA. Recorrendo às capacidades do que a OpenAI oferece, as vozes dos intervenientes são mantidas, sendo assim totalmente iguais ao original, mas passando para um novo idioma.

As primeiras amostras deste novo recurso estão já disponíveis e podem ser ouvidas, esperando o Spotify que possam crescer ainda mais. A plataforma trabalhou com vários podcasters conhecidos e vai oferecer para já traduções em espanhol, francês e alemão. A estes idiomas vão seguir-se outros.

Segundo o Spotify, esta novidade tornará a experiência de ouvir podcasts mais autêntica e natural. Consegue manter características de conversa distintas dos podcasters, mantendo a originalidade destes conteúdos. O acesso às traduções será aberto a todos, quer para os utilizadores que usam a versão gratuita, quer para os que usam a Premium.

Exit mobile version