…É já considerado o maior ataque da Internet
O serviço que a SpamHaus presta à Internet está a ser afectando graças a um ataque de DDoS que está a atingir esta organização. Como consequência desse ataque a maioria dos serviços de email estão a sofrer atrasos ou a não funcionar.
Este ataque partiu de um confronto entre a SpamHaus e um serviço de alojamento Holandês que se recusou a bloquear contas de supostos Spammers que ali estavam alojados.
A maioria dos meios de comunicação internacionais classifica este ataque de DDoS que está a ser levado a cabo contra a SpamHaus como um dos maiores que já ocorreram na Internet.
A BBC classificou-o como “the biggest cyber-attack in history” no seu artigo onde apresenta esta notícia. Ao mesmo tempo o NYTimes descreve-o como “one of the largest computer attacks on the Internet.” na notícia dedicada a este assunto.
Apesar deste ataque massivo, a SpamHous conseguiu manter os seus serviços a funcionar com apenas uma ligeira interrupção e com a lentidão associada. Para isso contou com o apoio da empresa de segurança CloudFlare.
O início desta história remonta ao mês de Outubro de 2011 quando a SpamHous declarou que a CyberBunker estava a dar alojamento a Spammers e que estes estariam a poder exercer o seu “negocio” de forma clara.
Para terminarem com esta acção a SpamHaus pediu ao ISP Holandês A2B para que terminasse o serviço e o suporte que estava a dar à CyberBunker e que resolvesse esta situação.
Como não existiu qualquer responda destas duas entidades a SpamHaus tomou a decisão de colocar em BlackList todos os endereços IP que a A2B detém.
Claro que a A2B depressa reagiu com o fim do suporte à CyberBunker, mas alertou que o fez apenas para manter o seu serviço de ISP e que a SpamHaus estaria a fazer uma guerra e pressão ilegal contra esta entidade, tendo sido inclusivé apresentada uma queixa nas autoridades contra a SpamHaus.
A CyberBunker depressa mudou o seu alojamento e foi novamente alvo de um bloqueio por parte da SpamHaus no início deste ano.
Este ataque, que segundo a SpamHaus vem da parte da CyberBunker e de outros cartéis criminosos do leste da Europa, teve início do passado dia 18 deste mês e atingiu valores que até agora nunca tinham sido vistos na Internet.
Foram, segundo fontes da CloudFlare mais de 300 mil milhões de bits por segundo a serem enviados para os servidores da SpamHaus. No blog da CloudFlare um artigo mostra a dimensão do ataque de que a SpamHaus foi alvo e mostra também a forma como este problema foi tratado.
Os serviços da SpamHaus estão a recuperar do ataque de que foi alvo e que ainda decorre, mas as medidas necessárias para o combater estão já aplicadas e espera-se que recuperem o seu normal funcionamento nos próximos dias.