Por Henrique Mouta para o pplware.com
Quem tem um blogue ou website com a funcionalidade de comentários ou formulário de contactos ativo sabe que a quantidade de SPAM recebido é uma verdadeira dor de cabeça. Para resolver este problema há muitas alternativas, que podem passar por recorrer ao tradicional CAPTCHA ou mesmo a serviços externos como o Askimet.
Confrontado diariamente com esta realidade, o Núcleo de Multimédia e E-Learning, da Direção de Serviços de Informática do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, desenvolveu um sistema de validação alternativo ao paradigma tradicional de CAPTCHA:. Vamos conhecer o Slider CAPTCHA.
Tradicionalmente, o CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart), é um desafio cognitivo que consiste na cópia de uma palavra distorcida onde, supostamente, sempre que a validação é positiva foi realizada por um humano.
Todos sabemos que este tipo de testes é regra geral lento e incómodo para o utilizador final, forçando uma pausa na interação com o sistema: quem nunca se queixou das letras que muitas vezes são ilegíveis, do tempo necessário para superar a validação ou de só conseguir superar o teste à segunda ou terceira tentativa? De resto, começam também já a existir diversas técnicas para superar este teste, o que invalida o seu propósito inicial.
O Slider CAPTCHA propõe uma abordagem alternativa, muito mais prática e sem propensão de erros para o utilizador, e também mais eficaz para o administrador, na medida em que o spam não chega a ser enviado. Tem uma interface bem estruturada hierarquicamente, visualmente estimulante, rápida, e compatível com dispositivos móveis.
Através do painel de administração do WordPress também é possível personalizar toda a aparência do Slider. E para além de aplicar este método no formulário de comentários, é possível aplicá-lo noutras páginas e funcionalidades, como por exemplo no formulário de registo ou numa subscrição de newsletter, entre outros exemplos. Enquanto o utilizador não deslizar o slider, os dados do formulário não poderão ser enviados.
Relativamente à segurança, o plugin tem várias validações algorítmicas e matemáticas para verificar se houve tentativas ilegítimas e/ou automatizadas para tentar ludibriar o mecanismo de validação. Por exemplo, se um utilizador mal intencionado reativar, com o Inspetor de Elementos, o botão de envio, a submissão vai ser bloqueada.
O Slider CAPTCHA é um plugin WordPress em desenvolvimento ativo e nesse sentido todas as sugestões de melhoria são acolhidas, estudadas e sempre que possível implementadas pelos seus autores. Se pretendem uma alternativa mais moderna ao CAPTCHA, e também eficiente, não deixem de testar este plugin made in Portugal.