Todos os serviços de mensagens têm estados a apostar de forma muito firme nas questões de segurança, procurando garantir que as conversas dos utilizadores se mantêm privadas e longe de olhares alheios.
Para dar continuação a várias evoluções do Skype, surgiu agora a mais recente novidade. O Skype vai passar a permitir que as mensagens sejam cifradas, garantindo a privacidade.
A quase totalidade das conversas tidas nos principais serviços de mensagens está já protegida contra olhares alheios e contra a possibilidade de serem lidas durante a viagem que fazem dentro da Internet. Esta é uma das características pedidas, não apenas pelos utilizadores, mas também pelas próprias empresas.
O Skype não quis ficar para trás e passa agora a dar a possibilidade de os utilizadores poderem ter conversas privadas, que são cifradas entre si e assim protegidas.
Para trazer esta novidade para o seu serviço, o Skype associou-se a outro bem conhecido, o Signal, que se revelou ser a escolha de Edward Snowden para garantir a privacidade.
As mensagens do Skype para estarem neste modo privado vão ter de ser ativadas de forma direta pelos utilizadores e estarão apenas disponíveis para conversas diretas, deixando de fora os grupos.
À semelhança de outros serviços, apenas vão poder ser lidas num dispositivo, não se sincronizando nos diferentes aparelhos. As conversas privadas vão ter de ser aceites pelos dois utilizadores e os convites têm um tempo máximo de vida.
Por agora esta novidade estará apenas disponível para os utilizadores Insiders do Skype, onde será avaliada e testada. Posteriormente, será alargada, passando a ser uma funcionalidade nativa do Skype e acessível a todos.