Marrocos foi abalado por um enorme sismo que atingiu a magnitude de 6,9 na Escala de Richter. Segundo os últimos números, foram já registados mais de 1000 mortos e centenas de feridos. Nas redes sociais correm algumas fotos e vídeos impressionantes.
Sismo: intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada)
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo em Marrocos “foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal)”. A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.
Segundo refere o IPMA, quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, e os vidros e loiças chocam ou tilintam, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, descreve o IPMA. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, revela que o abalo ocorreu às 23:11 de sexta-feira (mesma hora de Lisboa).
Nas redes sociais têm sido várias as imagens e vídeos partilhados que foram captados por câmaras de segurança e populares.
Horrific moment of collapse caught on security camera💔 #Morocco #earthquake #moroccoearthquake #deprem #زلزال #زلزال_المغرب #fas #fas_depremi #morocco #maroc #earthquake pic.twitter.com/cpS0FtBs6L
— Muhammad Arif Khan (@M_Arif61) September 9, 2023
A powerful earthquake has occurred in #Morocco.
According to Reuters, as a result of the earthquake, 632 people have already died, and another 329 have been injured.
There are reports of widespread destruction. People may still be under the rubble. pic.twitter.com/kf1PJyT5T8
— KyivPost (@KyivPost) September 9, 2023
Watch: Diners in #Morocco run out of a restaurant the moment the earthquake hit several parts in the country. #MoroccoEarthquake
Read more: https://t.co/MKy8gVkSXp pic.twitter.com/geCFu3WTut
— Al Arabiya English (@AlArabiya_Eng) September 9, 2023
🇲🇦 Terremoto de magnitude 6.8 deixa ao menos 296 mortos no Marrocos.pic.twitter.com/CQglK4E2L2
— Eixo Político (@eixopolitico) September 9, 2023
A 29 de fevereiro de 1960, a cidade de Agadir ficou destruída e mais de 15.000 pessoas morreram num sismo de 5,8 a 15 quilómetros de profundidade. O abalo desta noite teve uma magnitude superior ao pior sismo alguma vez registado em Marrocos.
Até ao momento não há registo de nenhum português entre as vítimas mortais.