Pplware

Simplex 2022: Mudar a morada vai ficar ainda mais fácil

O SIMPLEX é o programa emblemático da política de modernização administrativa em Portugal. Integra medidas de simplificação, modernização e inovação, consagrando o digital como regra de atuação enquanto forma de melhorar a qualidade dos serviços públicos, centradas em eventos de vida relevantes para as pessoas e das empresas.

Além dos Exames de Saúde Digitalizados, o Simplex 2022 vai também facilitar a mudança da morada.


Simplex 2022: Dados da morada devem ser partilhados

Ao todo são 48 medidas, divididas por 14 áreas. O objetivo deste programa denominado de Simplex 2022 é descomplicar a vida da população e os serviços públicos.

Prevista para o final de 2022, está a medida que procura facilitar “a mobilidade interna dentro do país às famílias”. Para isso, o Governo propõe que os dados passem a ser partilhados entre a administração local e central.

Segundo o Governo…

Através de um único pedido de mudança de morada o cidadão deve poder desencadear os serviços que necessita para mudança de localidade. Ou seja, alterar o local de residência na inscrição de filhos na escola ou no acesso a cuidados de saúde passa assim a ser mais fácil e possível a partir de apenas um pedido de alteração.

 

O Governo pretende também “ativar os certificados de assinatura e autenticação do cartão de cidadão e a ativação da Chave Móvel Digital com base em biometria facial”, deixando de ser assim preciso ir a um balcão para o fazer. Será também testada a renovação digital do cartão de cidadão através de uma app móvel.

Exit mobile version