Pplware

ShareDrop: partilhar ficheiros dentro de uma rede pelo browser

A partilha de ficheiros entre utilizadores é uma das funções mais usadas quanto estamos numa rede. Nem sempre se limita à Internet e até é mais usada dentro de redes locais.

A Apple conseguiu resolver este problema com a criação do AirDrop, dando a possibilidade aos seus equipamentos de comunicarem. Mas e quem não tem equipamentos da marca da maçã? Sim, usa o ShareDrop.

O ShareDrop permite que os utilizadores de uma determinada rede local consigam trocar ficheiros entre si, usando apenas um browser. O conceito é idêntico ao AirDrop da Apple, mas consegue ser aplicado a qualquer dispositivo, quer seja um desktop ou móvel.

A forma que os criadores do ShareDrop arranjaram para ter este serviço a funcionar foi através da utilização WebRTC, um projecto apadrinhado pela Mozilla, e que pretende implementar a comunicação em tempo real entre browsers, com recurso a um conjunto mínimo de API’s javascript.

Para a comunicação entre as máquinas são usadas ligações P2P, que garantem que os ficheiros são transmitidos ponto a ponto, sem que tenham de ser transmitidos para fora dessa rede ou para a Internet.

Para usarem o ShareDrop apenas é necessário que estes dispositivos estejam dentro da mesma rede, que não precisa de ter endereçamento público.

Assim que entrarem na página do ShareDrop é de imediato apresentada a lista de utilizadores presentes e que estão disponíveis para usar o serviço. Apenas necessitam de escolher o seu “alvo”, que necessita também de ter a página do ShareDrop aberta, e só precisam de largar o ficheiro que pretendem enviar.

Todo o processo de transmissão é feito com a concordância entre as partes. Isto significa que quem envia o ficheiros tem de autorizar o seu envio, duas vezes, e quem o recebe tem também de autorizar a sua gravação no seu disco.

Se tiverem algum receio da forma como o ShareDrop funciona e como é disponibilizado, podem sempre colocá-lo a funcionar num servidor próprio. O código, HTML5 e javascript, é open source e está disponível no GitHub.

Esta é mais uma excelente forma de partilhar ficheiros dentro de uma rede privada, sem recorrer a serviços externos ou à troca de contactos em serviços de IM externos.

Testem o ShareDrop e vejam como é útil e simples de usar. Basta acederem à página do serviço e começarem a partilhar ficheiros.


Homepage: Share Drop

Exit mobile version